Empresária investe em capacitações e consultorias para ampliar e consolidar atuação no segmento de moda
O interesse pelo mundo da moda sempre esteve presente na vida da paraibana Silvana Oliveira. Ela transformou a curiosidade de criança e a afinidade por esse universo em um negócio de sucesso na cidade de Picuí, no Curimataú paraibano. Proprietária de uma loja multimarcas que vende roupas e acessórios para o público feminino, Silvana atualmente é atendida pelo Sebrae Paraíba e demonstra o poder transformador que o empreendedorismo possui.
Ao recordar que os desfiles de moda sempre fizeram parte das suas brincadeiras de infância, a empresária, que já atua no mercado varejista há nove anos, conta que começou a trabalhar como sacoleira, ajudando uma amiga a revender peças femininas na cidade e recebendo uma comissão a partir dos lucros obtidos.
“Pouco tempo depois que comecei, apareceu outro amigo que tinha bastante produto e me perguntou se eu queria vender para ele. Como a porcentagem era bem melhor, agarrei a oportunidade. Eu levava os produtos para a faculdade, ia nas casas dos amigos vender e assim fui adquirindo muitos clientes”, explicou.
Com o sucesso das vendas, Silvana conta que juntou R$ 800 do lucro obtido e comprou peças em outro estado para comercializar por conta própria. As novas mercadorias fizeram ainda mais sucesso e aumentaram o número de clientes da empreendedora, que aproveitou a oportunidade para montar a sua primeira loja.
“Era um espaço bem pequeno e desconfortável. Depois de algum tempo, comecei a viajar para São Paulo em busca de peças diferenciadas e conquistei ainda mais clientes. Com isso, consegui mudar para um espaço maior e comecei a trabalhar o nome da minha loja. Queria que ela fosse conhecida em toda a região”, afirmou.
Para isso, Silvana investiu na divulgação do negócio e percebeu que o espaço da loja já não era suficiente para atender ao volume de clientes.
“Consegui me mudar para um espaço quatro vezes maior e resolvi pedir uma consultoria ao Sebrae, através do Sebraetec, para melhorar a fachada e o layout da loja. Consegui fazer da Sempre Bella a loja mais linda da cidade e desde então o meu negócio só cresce”, pontuou.
Na contramão da realidade enfrentada por outros negócios do segmento de moda desde o início da pandemia do coronavírus, Silvana conta que conseguiu aumentar o seu fluxo de vendas.
“Na pandemia não tivemos nenhuma dificuldade. Consegui melhorar ainda mais a atuação nas mídias sociais, estudei mais sobre elas e ganhei ainda mais clientes. Também fiz vários cursos nesse período e ainda continuo fazendo, porque a cada dia pretendo aprender mais”, relatou a empreendedora, que vende para clientes de vários estados brasileiros e já possui planos futuros para iniciar mais um negócio.
Inovação
Ao comentar o papel transformador do empreendedorismo e a trajetória exitosa de Silvana, a gerente regional do Sebrae, Heloísa Diniz, enfatizou a importância da capacitação e das ações de inovação para os pequenos negócios.
“O mercado competitivo requer das empresas diversidade na oferta de produtos e serviços, de acordo com as expectativas dos clientes, que estão cada vez mais exigentes. A prioridade é, portanto, investir em qualificação para atender as demandas disruptivas que surgem no mercado, criando assim um ambiente de negócios favorável para o desenvolvimento de ideias, processos e estratégias, capazes de formar lideranças talentosas e de espírito inovador. Dessa forma, elas poderão enfrentar os desafios que inevitavelmente encontrarão pelo caminho na atual dinâmica dos negócios”, explicou.
(Com assessoria)