Organização aponta que mais de 44 mil produtos foram
vendidos no período
Em quatro semanas de muita cultura e exposição do melhor que
o artesanato paraibano tem a oferecer, o Salão do Artesanato Paraibano
registrou, neste ano, R$ 1.265.965,40 milhão em vendas. Em sua 33ª edição,
sendo a primeira presencial desde o início da pandemia da Covid-19, o evento,
organizado pelo Sebrae Paraíba e Governo do Estado, totalizou 44.686 peças
vendidas no período de 12 de janeiro a 6 de fevereiro.
A edição contou, também, com uma campanha de arrecadação de
alimentos para doar para o Hospital Padre Zé, localizado em João Pessoa. Ao
todo, conforme a organização do evento, foram doadas 4.073 toneladas de alimentos
não perecíveis para a unidade hospitalar. De acordo com o analista técnico do
Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, as ações envolvidas na construção do Salão,
desde o planejamento até a execução do projeto, pautaram-se na premissa da
sustentabilidade.
“Hoje, o artesanato paraibano tem seu lugar no cenário
brasileiro e mundial. Os resultados desta edição do Salão do Artesanato
Paraibano surpreendem e podemos fazer uma avaliação extremamente positiva do
evento. O Sebrae, ao lado dos parceiros, está divulgando a potencialidade do
nosso artesanato, de modo a valorizar e torná-lo cada vez mais forte na
Paraíba, no Brasil e no mundo”, analisou.
Por sua vez, a gestora do Programa do Artesanato Paraibano
(PAP), Marielza Rodriguez, destacou a importância de se fazer o Salão
presencial neste momento. “Fazer um evento dessa magnitude em meio a um período
totalmente atípico de pandemia foi um desafio enorme que o governo do estado e
todos os parceiros conseguiram finalizar com sucesso. Qualquer que fosse o número
de negócios gerados já seria positivo para que o segmento retomasse o
desenvolvimento que pretendemos”, afirmou.
O evento contou, nesta edição, com parceria do
Empreender-PB; da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); da Companhia de Água
e Esgotos da Paraíba (Cagepa); do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba
(Detran-PB); da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); do Procon-PB; da
Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); da Federação das
Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); da Prefeitura Municipal de João Pessoa;
e da Arquidiocese da Paraíba. (Com Assessoria)