Carlos Nepomuceno
Carlos Nepomuceno

Empreendedorismo

Em entrevista para o Ideia Positiva, Carlos Nepomuceno orienta empreendedores diante da pandemia

Publicado em 13/04/2021 às 10:04
Por Redação

Para especialista, pandemia reforça a vontade do brasileiro em ter um país diferente e com mais visão empreendedora


A pandemia trouxe adaptações e mudanças, principalmente para pequenos ou grandes empreendedores que tiveram que repensar alternativas para manter as marcas presentes no dia a dia dos clientes antigos e, também, conquistar novos. O investimento no mundo digital foi (e está sendo) uma iniciativa promissora. O “Ideia Positiva” conversou com o jornalista Carlos Nepomuceno, que também é doutor em Ciência da Informação e empreendedor há mais de 23 anos. Nepô, como é conhecido, apresentou algumas dicas que podem fazer grande diferença no mercado atual.


 Eu trabalho com o futuro competitivo de longo prazo, então, hoje, nós estamos vivendo uma revolução midiática civilizacional, a partir da chegada do digital. São várias etapas da revolução, comparando com as revoluções das mídias do passado, como foi com a chegada da escrita, da mídia impressa, da oralidade e, agora, com o digital. Com esse cenário, estamos aprendendo a desenvolver ideologias e tecnologias para lidar com as pandemias no futuro. Hoje, as pessoas, por necessidade, perderam o preconceito de trabalharem a distância, de fazerem consultas médicas on-line, ou seja, tivemos um ‘boom’ da digitalização que é muito positivo e acredito que vamos sair dessa pandemia melhor, porque teremos a possibilidade de usar todas essas ferramentas digitais a nosso favor”, disse.  

Nepô ainda destacou o que empreendedores e empresários podem fazer, da forma mais imediata possível, para minimizar os impactos da crise.


“Perceber que existem, hoje, novas demandas na sociedade. Primeiro, estamos vivendo duas grandes mudanças ao mesmo tempo, a conjuntural, que é a pandemia, e a estrutural, que é a revolução midiática. Na revolução midiática, estamos vivendo a digitalização, colocando os aplicativos para fazer o que já estamos fazendo; a uberização, que condiz na mudança de comando de controle, através de plataformas que você organiza fornecedores e acabou centralizando nas multinacionais; e a uberização descentralizada, que é uma oportunidade gigantesca para pequenos e médios empreendedores. Buscar saber sobre esses termos é importante para entender essas três possibilidades”, ressaltou.

O especialista ressalta qual aprendizado devemos ter diante do atual contexto pandêmico.


Devemos estar preparados, inclusive, para evitar que a situação se agrave. Antes da pandemia, já estávamos vivendo uma revolução midiática, que permite resolver problemas de forma diferente, usando as novas tecnologias. Estamos iniciando esse processo e isso vai impactar fortemente na sociedade daqui pra frente. A pandemia mostra que, hoje, temos duas ordens na sociedade: a velha ordem, que pensa de uma forma muito centralizada e é um grupo de pessoas que vive do estado e que a sociedade, como um todo, também; e a nova ordem, que pensa na sociedade com menos atuação do estado, com a coragem do empreendedor e dos desafios de criar novos produtos, serviços e negócios”, falou.

Eu acho que o Brasil precisa difundir e deixar de viver do estado e ir para o mercado. Acredito que a pandemia vai reforçar no médio prazo a vontade de se ter um país diferente e que a gente possa viver da coragem empreendedora”, finalizou o especialista.    

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas