Empreendedorismo

Do dia a dia à demissão: especialistas orientam sobre humanização nos processos

Publicado em 14/09/2023 às 15:55
Por Redação

Setembro Amarelo joga luz aos cuidados com a saúde mental; empresas podem ajudar com atitudes mais sensíveis para o bem-estar dos colaboradore


Com a chegada do Setembro Amarelo, mês que aborda questões sobre saúde mental, muito se fala sobre ansiedade, depressão e estresse, e como podem afetar psicologicamente pessoas de todas as idades e classes sociais. No ambiente de trabalho, esses problemas também podem contribuir para a exaustão mental. 

 

Como consequência, a falta de produtividade, o desinteresse pela rotina, a falta de energia para execução dos trabalhos, tristeza na convivência no ambiente de trabalho, além de  absenteísmo – ou ainda presenteísmo, que é quando o funcionário está na empresa, mas não rende nem consegue se concentrar. 

 

Em dados divulgados pela Agência Brasil, apenas 18% das empresas brasileiras possuem algum programa voltado à saúde mental do colaborador. Em João Pessoa, a Construtora Massai, uma das cem maiores do país, tem se destacado como referência por sua abordagem humanizada no cuidado com seus colaboradores. A empresa realiza o programa Gestão Emocional, voltado para o bem estar dos colaboradores da sede e no canteiro das obras, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. O programa acontece durante todo o ano, acolhendo e orientando de maneira individual e em grupos. “A Massai trabalha com seus colaboradores a conscientização da gratidão e valorização da vida. Durante todo o ano, realizamos conversas sobre o sentido de nossa existência e, por meio dessas dinâmicas e encontros, procuramos estimular o planejamento de viver, olhar para o futuro com entusiasmo e esperança. Além disso, também buscamos valorizar nossos colegas com a realização de aniversários, atividades nas praias, festividades que envolvem as datas comemorativas e diversas atividades de lazer”, pontuou Daniel Correia, gestor emocional responsável pelo programa. 

 

Para o gestor emocional, o ponto de partida que as empresas precisam ter é saber olhar para o colaborador como um ser humano que possui pontos fortes, fracos e áreas de melhoria, mas, sobretudo, muitas virtudes e inspirações. “Acredito que um bom começo é a valorização. Elogios sinceros, reconhecimentos pessoais e públicos também, além da elaboração de uma programação, dentro da carga horária de trabalho, que visa o bem-estar por meio de dinâmicas, palestras motivacionais ou até mesmo planos mais específicos para o cenário daquela corporação. O importante é que seja sempre mantido o objetivo da comunicação e da ação, que é promover o equilíbrio para os seus funcionários”, disse. 

 

“Empresas humanizadas tornam o ambiente de trabalho mais leve, adequado e também conseguem fazer com que o contratado tenha a vontade de estar ali, aumenta a produtividade, trabalham com alegria, excelência e comprometimento”, comentou Márcia Peixoto, gerente de Talento e Cultura da Massai. Márcia é formada em Psicologia, com atuação há 27 anos em Gestão de Pessoas e especialista em Psicologia Positiva. Para ela, abordando naturalmente os problemas e mostrar a disponibilidade da empresa para o tratamento de transtornos e problemas mentais, são caminhos importantes neste sentido. 


As empresas devem dialogar e estar atentas a problemas, como falta de comunicação, situações de competição, líderes autoritários, ritmo de trabalho frenético, assédio moral, entre outros - inclusive na hora da demissão. “A pessoa passou por todo o processo de entrega e comprometimento dentro da empresa, que deve ser respeitado, e sua saída não deve ser feita de qualquer maneira. Precisamos respeitar tudo o que fizeram pela instituição em que atuaram, do começo ao fim. Deve ser um processo digno, para que o trabalhador se sinta bem, saia de cabeça erguida e consiga se recolocar o mais rápido possível no mercado”, orientou.

 

Inspiração para o mundo - O programa Gestão Emocional, que já acontecia nas obras da Massai e na sede do Administrativo, ganhou a internet durante a pandemia e hoje acontece gratuitamente para o público em geral. Nas três primeiras sextas-feiras de cada mês, às 8h, Daniel Correia media lives com assuntos inspiradores, e traz convidados especialistas para debater os temas. “As lives também têm alcançado pessoas de diversas partes do Brasil com o objetivo de oferecer mensagens de fé e resiliência, transmitindo conforto e calma neste momento”, celebra Daniel. 

 

Temas como vida espiritual, propósito, entusiasmo, produtividade e qualidade de vida já foram abordados. Os conteúdos ficam gravados e podem ser reassistidos no perfil  @massaioficial.

 

Sobre a Massai – Há 27 anos no mercado, a Massai é referência em qualidade, inovação, pontualidade e soluções para o mercado imobiliário. Atuando em João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande, na Paraíba, e em Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem como missão prover soluções nos segmentos de inteligência de negócios, construção, incorporação e gestão de ativos (gestão de fundos imobiliários, gestão de condomínios empresariais). A Massai figura entre as cem maiores construtoras do Brasil, de acordo com o ranking nacional da INTEC, e é reconhecida por ser uma das empresas mais respeitadas e admiradas no mercado da construção civil do país. Para saber mais informações, acesse o site www.massai.com.br.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas