Empreendedorismo

Dicas para quem pretende investir no setor Pet em 2023

Atualizada em 13/02/2023 às 14:24
Por Redação

Segmento tem atraído investidores e gerado novas oportunidades de emprego e renda no estado


Realizar o sonho de investir no próprio negócio e oferecer aos donos de animais de estimação um serviço de qualidade para o seu pet. Essa foi a proposta da empreendedora da loja Tio Pet, Juliana Veras, que há um ano e três meses decidiu investir neste setor e buscar novas oportunidades na cidade de Patos, no Sertão do estado. O segmento de pet shop, segundo levantamento do Sebrae/PB, por meio da plataforma “Ideias de Negócio", foi o segundo mais procurado pelos empreendedores que consideraram iniciar uma nova atividade no mercado.  


No caso de Juliana Veras, ela explica que a ideia ganhou força depois de realizar um estudo de mercado e participar de consultorias e cursos junto ao Sebrae. “Meu marido é veterinário, mas a consolidação da ideia veio depois de um estudo de mercado minucioso. Identificamos que esse setor estava em uma crescente e passamos a analisar melhor as tendências e as oportunidades. Sempre buscamos orientação no Sebrae e estamos atuando em nosso próprio negócio há mais de um ano”, destacou. 


Outro aspecto destacado pela empreendedora é a necessidade de trabalhar o processo de inovação. Segundo ela, a dinâmica do mercado exige competitividade. “O mercado vive uma crescente, mas quem não está evoluindo junto com o mercado, assim como também acontece com a tecnologia, logo pode ser engolido pela concorrência. É preciso inovar e sempre tentar novas soluções”, concluiu. 


De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, Lhano Osawa, mesmo considerando o setor como uma tendência, é importante que o empreendedor busque conhecimento antes de investir no mercado. “O primeiro passo consiste em elaborar um plano de negócio, pois é através dessa iniciativa que se observa um conjunto de respostas para definir os produtos e os serviços que serão oferecidos, assim como o formato de pet shop mais adequado”, comentou. 


Confira algumas dicas do Sebrae para investir no setor Pet:  


1 – Estudar o mercado 

Para ter sucesso na experiência, o empreendedor precisa confirmar a existência de interessados em comprar os serviços e produtos que pretende oferecer através do pet shop. Essa demanda pode ser verificada a partir da execução do plano de negócios. Quais produtos ou serviços? Como serão prestados estes serviços e como serão obtidos os produtos para comercialização? O que de melhor será oferecido? Quem é? Onde está o cliente? Onde será instalada a empresa? Essas são algumas perguntas que devem constar no momento de estudo da análise do mercado para se verificar a viabilidade do empreendimento. 


2 – Investimento e definição de metas 

Ter conhecimento sobre o investimento necessário para empreender no segmento interessado é tão importante quanto identificar a oportunidade. Neste caso, é importante observar todos os custos e avaliar a margem de lucro. Estabelecer metas é também fundamental, pois o crescimento do negócio, assim como o próprio sucesso da experiência nem sempre acontece rapidamente. É preciso saber se o lucro compensa a empreitada e observar como o retorno vai acontecer considerando a delimitação de prazos. 


3 – Se preparar para os desafios 

Outra dica fundamental é se preparar para os desafios. Isto é, o empreendedor deve realmente investir no conhecimento para comandar o cotidiano da operação de gestão. Isso considera também que ele e sua família devem se adaptar ao estilo de vida e às condições que o negócio necessita. 


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas