Empreendedorismo

De Aeroclube a parque: Como um antigo vazio urbano tem cedido espaço a parques em JP

Atualizada em 12/04/2024 às 16:06
Por Redação

Com investimentos públicos somados a iniciativas privadas do mercado imobiliário, o bairro que mais se valoriza na capital paraibana vem se convertendo em um oásis verde situado em um dos centros urbanos mais dinâmicos da cidade


João Pessoa vai ganhar um dos maiores parques urbanos do Brasil. Onde antes havia um imenso espaço vazio, está sendo plantada uma nova forma de viver e morar na capital paraibana. Com a desativação do antigo Aeroclube, que deu nome ao bairro, vem surgindo o Parque da Cidade com 250 mil metros quadrados de área. Com isso, a região se tornou a que mais se valoriza em João Pessoa a partir da instalação de uma série de parques lineares e da atração de empreendimentos de alto padrão de qualidade.


Se há décadas o bairro era um descampado que convivia com alagamentos constantes, a região possui hoje o melhor da mais completa infraestrutura urbana e colhe os frutos de estar localizada em um dos maiores centros residenciais e econômicos da cidade. Tudo isso a apenas cinco minutos da praia. Para emergir com essa espécie de oásis metropolitano, investimentos públicos e privados vêm impulsionando o bairro localizado na Zona de Preservação Ambiental e Paisagismo.


Para chegar a esse ponto, a Prefeitura Municipal de João Pessoa afirma ter investido mais de R$ 7 milhões com obras de mobilidade já entregues à população. A próxima fase do projeto a ser concluída em quatro anos deve contemplar um aporte superior a R$ 125 milhões para a implantação do parque e seu completo sistema viário, o que inclui a construção de pontes estaiadas e um túnel sob o Retão de Manaíra. Com as licitações já anunciadas, o mercado imobiliário vem promovendo também a transformação do perfil da região e da paisagem local.


Anunciado recentemente, o Eco AeroPark será o mais novo empreendimento no Aeroclube da Eco Construtora, empresa paraibana com 23 anos de atuação no mercado reconhecida pelos imóveis de alto padrão. A inspiração para o projeto do condomínio vem de cidades como São Paulo e Nova Iorque, que desenvolveram economicamente o setor imobiliário a partir de opções residenciais e comerciais exclusivas e sofisticadas ao redor de grandes bolsões verdes, como o Parque Ibirapuera e o Central Park. É em um novo momento cosmopolita que miram os empresários locais.


“O Brasil reconhece o que já sabíamos: João Pessoa é uma cidade encantadora, com uma orla espaçosa perfeita para atividades ao ar livre. Conversando com pessoas de outros estados, a gente percebe que nossa cidade passou de praticamente desconhecida para quase uma unanimidade em termos de intenção de moradia. O plano diretor urbano, que protege a orla de grandes construções, preserva a beleza natural da cidade e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes, como as proporcionadas pelo Eco AeroPark. Assim, João Pessoa cresce mantendo seu charme único de cidade acolhedora”, destaca Leonardo Bronzeado, diretor da Eco Construtora.


Um exemplo da sintonia entre os setores públicos e privados para o desenvolvimento da região está na qualidade dos projetos que passam a ser atraídos para o local. O Parque da Cidade tem seu projeto criado pelo escritório fundado por Roberto Burle Marx, em 1955, e traz a marca de uma lenda que acreditava no design paisagístico como uma forma de arte, pensando na harmonia e beleza dos ambientes através de formas orgânicas e geométricas. Os empreendimentos ao redor do parque buscam seguir esse mesmo padrão.


O Eco AeroPark terá linhas arrojadas desenhadas por nomes prestigiados como o da arquiteta Sandra Moura e pelo Estúdio Lago. A ideia é capturar a essência do estilo de vida contemporâneo, combinando design minimalista para oferecer conforto, harmonia e sustentabilidade. Com cinco plantas distintas, o condomínio visa também atender às diversas necessidades dos futuros moradores, como versatilidade e bem-estar. No térreo do empreendimento, haverá um mall com 10 lojas, trazendo mais desenvolvimento e comodidade para o dia a dia do bairro.


“Além disso, dispomos de um bicicletário com capacidade superior a 120 bikes como incentivo a prática de atividades físicas. Na cobertura, no 32º andar, contemplamos um rooftop garden com uma vista panorâmica de toda a orla de nossa cidade, assim como do pôr do sol. O projeto inclui ainda de uma área de lazer composta por: parque aquático, horta comunitária, lounges e gazebos, espaços gourmets, academia, quadra esportiva, pet place, brinquedoteca, playground, mini mercado, salão de festas, coworking e wine bar”, detalha Pedro César, um dos sócios da Eco.


Os novos equipamentos urbanísticos beneficiarão diretamente a infraestrutura local e fundarão um estilo de morar em comunidade. Além da convivência direta com a flora local, no parque serão implantados lagos artificiais, play aquático, anfiteatro, quadras ‘street ball’, ‘beach tennis’, quadras poliesportivas, society, tênis, ‘skate park’, pista para bike (BMX park), academia da melhor idade e área de lazer completa. Ao seu redor, cerca de 40 vias vão passar por interferências seguindo o conceito de Ruas Completas.


O Eco Aeropark vai se beneficiar ainda por estar instalado no local que vem sendo planejado com antecedência dentro de um centro urbano dinâmico pré-existente, que vai passar a seguir um desenho de mobilidade mais eficiente para a cidade. Segundo o conceito de Ruas Completas, o foco está na fluidez do tráfego e no uso das pessoas, dispondo de todos os mobiliários integrados ao meio ambiente em que o espaço público terá como vocação as áreas de convivência e segurança de todos os seus usuários.


Sobre a Eco Construtora

Com 23 anos de atuação no mercado imobiliário da Paraíba, a Eco Construtora é uma empresa reconhecida por seu compromisso com a excelência em cada projeto de alto padrão de qualidade. Desde a sua fundação, a marca adotou uma visão inovadora em seus modelos de negócio, focando no regime de obra por administração e também em projetos de incorporação. A construtora já concluiu 14 empreendimentos, com cerca de 1.200 unidades residenciais e comerciais entregues entre elas o Eco Medical Center e Eco Business, referência na cidade, e atualmente está com três obras em andamento. A Eco Construtora investe em processos construtivos inovadores e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento urbano de alta qualidade, com projetos completos que proporcionam mais comodidade, segurança e qualidade de vida para seus clientes. Para mais informações, acesse: ecoconstrucoes.com.br.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas