Empreendedorismo

Coragem e paixão: confira a entrevista de Lúcia Marques, diretora da Rede Verdfrut

Publicado em 23/11/2023 às 16:28
Por Redação

Na semana do empreendedorismo feminino, conheça um pouco da trajetória da sócia da maior rede de hortimercados do Nordeste


Em meio à correria do cotidiano, encontrar opções saudáveis e frescas torna-se essencial para a promoção de uma vida equilibrada. Nesse contexto, a Rede Verdfrut tem sido uma protagonista no Nordeste, oferecendo não apenas frutas e verduras, mas uma experiência única que vai além do convencional. Sob a liderança de Lúcia Marques, sócia-diretora da rede, o Verdfrut se tornou uma referência combinando tradição familiar, inovação e compromisso com a saúde dos clientes.

 

Nesta entrevista, iremos conhecer mais sobre a trajetória de Lúcia Marques, a estrutura da rede, a importância de João Pessoa neste contexto e as novidades da nova loja que promete elevar a experiência dos clientes a patamares inéditos. Uma história inspiradora com valores que fazem do Verdfrut uma escolha tão especial.

 

Como começou seu amor pelas frutas e verduras e como isso se tornou um negócio?

Falar do Verdfrut é falar de uma essência muito forte que vem desde a minha infância, lidar com Hortifruti, frutas e verduras é uma tradição familiar que remonta ao meu pai. O Verdfrut veio do banco da feira, meu pai criou 12 filhos assim, então surgiu a ideia de fornecer no supermercado, depois o projeto do varejo. É muito gratificante chegar onde chegamos com uma empresa familiar, uma história muito forte e prazerosa de falar e viver. Fico emocionada.

 

Quando era um barracão, eu já me envolvia em arrumar as prateleiras, pesar os produtos e atender os clientes, mas segui com uma vida diferente, depois vi que realmente eu levava na veia trabalhar com hortifruti e isso fala mais alto dentro de mim, assim me realizo. Em 2005, entrei de cabeça no negócio, tornando-me a primeira mulher a encabeçar o Verdfrut. Hoje é uma rede com mais de 20 lojas, mil funcionários e uma distribuidora que abastece supermercados parceiros com produtos das nossas fazendas próprias, garantindo a qualidade.

 

Como é a estrutura da Rede Verdfrut? Onde há lojas instaladas, como funcionam e quantos colaboradores fazem parte desse ecossistema?

A estrutura do Verdfrut envolve fazendas próprias e uma distribuidora que atende supermercados parceiros e mais de 20 lojas, garantindo a qualidade desde o plantio. Temos mais de mil colaboradores, desde a equipe executiva até aqueles que cuidam da operação diária, descarregando carros, lavando frutas e organizando prateleiras, sem contar os trabalhadores das fazendas.

 

Toda hortaliça é própria de regado, que é um método natural evitando o agrotóxico. A base de chama-se hidroponia, é toda uma estrutura montada para que a gente possa oferecer o melhor ao nosso consumidor.

 

Por que João Pessoa tem um lugar especial na rede Verdfrut?

A escolha por João Pessoa surgiu após visitar a cidade e me encantar com sua beleza de João Pessoa e da Paraíba. Viemos visitar já com o intuito de buscar aqui um ponto para montar um Verdfrut. Sentimos que era o lugar certo para expandir, trazendo algo inovador para o mercado local. Abrimos em Manaíra, com seis meses veio a segunda unidade, no Bessa, depois Tambaú e agora a uma reestruturação com o conceito de loja-experiência, com 410m², a maior da rede, aberta ao público dia 22 de novembro, no Bessa. O Verdfrtu nasceu em Nossa Senhora do Ó, perto de Porto de Galinhas, em Pernambuco, e quando surgiu a ideia da ampliação, a Paraíba foi o estado escolhido. Quisemos trazer para cá algo que não era visto, que é uma loja que vende apenas hortifruti. Depois trouxe minha família, meus filhos para morar aqui e ficar todo mundo junto.

 

Como será a nova loja em João Pessoa, que promete ser uma grande experiência ao público?

A nova loja do Verdfrut em João Pessoa representa uma proposta mais Premium, comprometida em oferecer o melhor serviço e produtos frescos diariamente. Agora o cliente também contará em um único lugar com açougue, padaria e até mesmo uma linha de produtos preparados, incluindo a marca “Me Leve”, que visa facilitar a vida do cliente, oferecendo praticidade e saúde. O Verdfrut se preocupa com isso, e inova trazendo a loja mais a cara do nosso cliente, um local premium onde ele encontra de tudo. Essa é a nossa nova pegada.

 

Como o Verdfrut ajuda na saúde e na qualidade de vida das pessoas?

Quando se fala muito em produtos industrializados, o Verdfrut chega com um verdadeiro presente para a saúde dos pessoenses. A rede se preocupa com a saúde do cliente, promovendo a ideia de “descascar mais e desembrulhar menos”. A marca “Me Leva" é um exemplo disso, oferecendo produtos naturais e prontos para consumo, desde saladas verdes, saladas de frutas, sanduíches, sucos diversos e detox. Agora as pessoas não podem mais dizer “Não tenho tempo para fazer [determinado prato]”, o Verdfrut já preparou. A “Me Leva" é feita com produtos naturais, para o cliente levar para casa tudo pronto e higienizado. É só servir! Ela atende a população, em geral, que tem uma vida corrida e procura mais saúde, mas também pessoas com dificuldade, deficiências/limitações e idosos. Os produtos já vão cortados, visando praticidade e atendendo a diversas necessidades da população.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas