Empreendedorismo

Black Friday: oportunidades geradas pela promoção demandam planejamento dos pequenos negócios

Publicado em 28/10/2022 às 14:36
Por Redação

Gerente do Sebrae destaca dicas para as micro e pequenas empresas aproveitarem uma das principais datas comerciais do ano


Apesar de não ter sido criada no Brasil, a Black Friday já se consagrou como uma das datas de maior movimentação no varejo nacional. Apenas em 2021, a promoção movimentou cerca de R$ 4,2 bilhões em vendas on-line, número que reforça a expectativa do mercado para a edição de 2022, que acontece no dia 25 de novembro. Além do bom desempenho do ano passado, fatores como a desaceleração da pandemia, a melhoria dos índices de confiança dos empresários e a realização da Copa do Mundo reforçam o otimismo para as vendas do próximo mês. Por essa razão, o Sebrae/PB alerta os pequenos negócios sobre a importância de se planejar para aproveitar todo o potencial oferecido pela data.  


De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, o planejamento deve ser a base de qualquer ação especial voltada ao público consumidor. “A Black Friday é uma grande oportunidade para aumentar as vendas, tanto no meio físico, quanto no digital. Por essa razão, é necessário se planejar com bastante antecedência. Para isso, o empreendedor deve pensar quais são seus objetivos e quais metas ele pretende atingir durante a campanha”, explicou Madalena Arruda. 


Ainda conforme a gerente, uma dica importante para as micro e pequenas empresas é analisar quais produtos ou serviços vão fazer parte da promoção, seja no meio físico, ou nas vendas digitais. “É necessário observar, inicialmente, a capacidade da empresa para atender as demandas que vão surgir. Além disso, promoções como a Black Friday são uma boa oportunidade para rodar o estoque, oferecendo descontos naqueles produtos que estão parados ou com pouca saída”, pontuou. 


Outro ponto importante, em datas como a Black Friday, é aproveitar a oportunidade não só para aumentar o faturamento através das promoções e descontos, como também para fidelizar o cliente e conquistar novos públicos. “A Black Friday tem em sua essência a atratividade por preços baixos. Então, estamos falando de uma oportunidade para oferecer variedades de preços ao consumidor, sem prejudicar a saúde financeira da empresa, misturando os produtos que estão parados com aqueles que são os carros-chefes do negócio, e aproveitando a oportunidade para a fidelização dos clientes”, concluiu Madalena Arruda.


(Com Assessoria)

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