Empreendedorismo

Alta de aluguéis por temporada impulsiona empresas de gestão de hospedagens na PB

Publicado em 28/02/2024 às 15:05
Por Redação

A disponibilização da própria casa ou apartamento como opção de hospedagem é uma oportunidade de renda extra para os proprietários, assim como possibilita ao hóspede economizar, na comparação com o tarifário hoteleiro. Os aluguéis por temporada estão em alta e na Paraíba não é diferente. De olho nesse mercado, empresas que trabalham administrando os imóveis também se popularizam. Há, inclusive, plataformas locais de gestão de aluguéis por temporada que estão se destacando mesmo diante das mais tradicionais. 






A gerente comercial da administradora de imóveis Carpediem Homes, Luiza Cavalcanti, diz que João Pessoa e Cabedelo são cidades muito visadas pelos turistas e por investidores desse mercado de temporada. “Muitos turistas, inclusive, vêm para conhecer e tornam-se investidores. São pessoas de outros estados e até de outros países, como Argentina, Portugal e Espanha. Mas, há locais também”, destacou. A empresa em que ela trabalha administra mais de 600 imóveis no Nordeste, entre Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba, sendo cerca de 100 no estado. 


Para se destacar diante das empresas de administração de imóveis mais tradicionais (e até de nível internacional) a gerente revela algumas estratégias. “Um dos nossos diferenciais é ser uma empresa 24h, para atendimento de qualquer emergência que o hóspede ou proprietário do imóvel precise”, declarou. “Para isso, temos sede local em um selfstorage (boxes de armazenamento), que funciona além do horário comercial, durante o dia todo”, complementou. 


A empresa de selfstorage é a Cabe Mais, que funciona nas proximidades do KM-14 da BR-230, em Cabedelo, e abriga também outra unidade de gestão de aluguel por temporada, a Hosppedar, que trabalha com administração de hospedagens na grande João Pessoa. “As empresas aproveitam os espaços de armazenamento 24h para guardar os enxovais dos imóveis e atender a demanda a qualquer hora do dia, com mais segurança”, explicou Daniel Freitas, sócio-proprietário do Cabe Mais. 







A gerente comercial da Hosppedar, Amanda Gadelha, classifica o mercado de aluguéis por temporada em ascensão, devido ao aumento da demanda por viagens domésticas e preferência por acomodações privadas em detrimento de hotéis. “Observamos uma preferência pelas liberdades e autonomia que essas locações proporcionam. Estamos otimistas em relação ao futuro e continuaremos a adaptar nossos serviços para atender às necessidades dos nossos clientes neste cenário tão dinâmico”, disse.


Projeção de alta

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), nos meses de dezembro e janeiro, as moradias de temporada tiveram uma ocupação próxima de 90% em João Pessoa. “A tendência é de alta. Há uma previsão de serem entregues mais de 2 mil unidades destinadas justamente para esse público, nos próximos anos. A estimativa é de um crescimento médio de mais de 10% na procura por esse tipo de aluguel para os próximos anos”, declarou Marcos Benjamim, conselheiro membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do Creci-PB. 


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas