Empreendedorismo

A criatividade é determinante para empresários aproveitarem oportunidades que surgem com o São João

Atualizada em 22/06/2022 às 12:57
Por Redação

Especialistas dão dicas como uso de ferramentas, criação de base de dados e  diversificação de portfólio para atrair mais consumidores


Investir na criatividade com promoções e campanhas focadas nos festejos juninos, utilizando ferramentas de planejamento adequadas, é uma grande oportunidade para os empresários durante o mês de junho. De acordo com o economista e presidente da H. Forte Soluções Educacionais, Horácio Forte, datas festivas como o São João, que movimentam a economia principalmente nas cidades nordestinas, são ideais para serem exploradas pelos negócios - desde aqueles relacionados ao trade turístico, como hotéis e pousadas, às lojas de roupa e alimentação.


"Você tem mais fluxo, maior disponibilidade de investimento em virtude de todo o cenário: quanto mais as pessoas compram, mais se movimenta a economia. Depois de dois anos de pandemia, o nordestino está mais que nunca sinestésico, em busca de manter nossas tradições culturais", destaca. 


Já o professor Evaristo de Paula, da Fundação Dom Cabral (FDC), destaca que em negócios dos mais variados setores e de qualquer porte, das grandes marcas aos vendedores ambulantes, é possível inovar para ter nas festas de São João uma fonte extra de renda e fidelizar a clientela.


“Os eventos são uma grande chance de criar negócios de sucesso, principalmente neste momento. São vários níveis, da produção à divulgação, até chegar ao consumidor final. Entendendo a necessidade do cliente, é possível alcançar grandes resultados”, ressalta.


O especialista aconselha os empreendedores a buscarem ferramentas que contribuam para a construção de negócios exitosos, com planejamento detalhado. Para isso, é preciso analisar todas os fatores que envolvem uma ideia com a qual se deseja obter ganho, como público-alvo, localização e tipo de produto. “Devemos nos perguntar o que os clientes precisam e, a partir daí, avaliar quais ferramentas mercadológicas podem nos ajudar a criar a proposta ideal”, explica.


Algumas opções de ferramentas podem ser facilmente encontradas na internet, como o Canvas, muito usado para apresentar proposta de valor e modelo de negócio. Há também os métodos Jobs To Be Done, para descobrir as reais motivações do público, e Cadeia de Valor, que ajuda a organizar processos. 


Confira mais dicas do especialista Evaristo de Paula para empreendedores que querem aproveitar as festas de São João para lucrar mais:


Dica 1: Entender se o que vai propor ao cliente faz sentido


De nada adianta montar um negócio se você não conhecer bem o desejo e a necessidade da clientela. É essencial conversar com clientes em potencial, fazer pesquisas, e ter um planejamento estratégico. 


Dica 2: Saber se a proposta de valor é interessante ao mercado


Não apenas os clientes, mas o mercado também deve estar preparado para absorver sua proposta de valor. É preciso observar como se comportam os negócios do mesmo gênero na sua região, conhecer preços e detalhes das operações dos concorrentes e aprimorar os bons exemplos. 


Dica 3: Analisar atividades-chave que vai desenvolver e os recursos que possui para tal


Qual será o foco do seu negócio? Você possui recursos suficientes para desenvolvê-lo? São essas perguntas que devem ser feitas antes do início da jornada. Conhecer a essência do que vai desenvolver e saber exatamente o que consegue entregar com os recursos de que dispõe são fatores de extrema importância para um negócio de sucesso.


Dica 4: Estudar formas de ter outras fontes de receita para o empreendimento e a estrutura de custo até o lucro final


A receita mercadológica deve ser diversificada. É primordial pensar em mais de uma forma de obter recursos, diversificando o portfólio. Tenha uma base de dados e, a partir dela, decida de forma estratégica quais novos serviços ou produtos você vai oferecer. É essencial identificar outras fontes de receita, que podem ou não ser próximas da sua atividade-fim. Entenda profundamente todos os custos do seu negócio para eliminar excessos e, se possível, invista em equipamentos de alta qualidade e verifique se tem capacidade de contratar mais funcionários para tornar o atendimento mais rápido e, assim, garantir ainda mais lucro.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas