Dicas e Capacitação

Veja o passo a passo para fazer um podcast de sucesso

Atualizada em 16/08/2022 às 14:59
Por Redação

Formato de programas em áudio por streaming cresce no país e pode se tornar uma importante ferramenta na estratégia de comunicação da empresa


A crescente procura dos brasileiros pelos podcasts tem chamado a atenção na internet e levado vários empresários a migrarem para o formato, inovando com os programas de áudio transmitidos por streaming (sem a necessidade de download). Segundo especialistas da comunicação, o podcast desponta como uma excelente ferramenta na estratégia de marketing dos negócios.


De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, a população que se declara ouvinte de podcasts no país aumentou 4% em 2020, chegando a 28 milhões de pessoas. Durante a pandemia de Covid-19, o formato ganhou ainda mais abertura entre o público que consome conteúdo de áudio pela internet, principalmente entre os ouvintes de rádio. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media apontou que 24% dos entrevistados ouviram podcasts durante a quarentena em 2020, sendo 7% deles pela primeira vez.


Com um público que só aumenta, empresas multinacionais e influencers começam a enxergar no áudio por streaming um novo canal de comunicação com os clientes. Mas para ter um podcast de sucesso, é preciso prestar atenção em alguns detalhes.


Defina seu público


Junto com o aumento dos ouvintes, também houve um crescimento no número de programas disponíveis nas plataformas de áudio. Justamente por isso, é importante segmentar o público-alvo do podcast.


“Você tem que entender com quem está falando para adaptar o conteúdo da melhor forma possível e, assim, conseguir diferenciar o seu podcast dos demais e ter o retorno que se espera do produto”, explica Adriane Souza, roteirista e produtora da Maktub Podcasts, agência especializada no formato.


Esse foi o caminho seguido pela digital influencer Stefanie Ercolin, que adaptou o seu conteúdo da página Maternando, no Instagram, para as plataformas de áudio. Em poucos dias, ela viu a procura de empresas interessadas aumentar. “Definir bem o público, no meu caso as mães, é uma estratégia que eu já usava no Instagram e levei para o podcast. Com os programas, eu tive um aumento de 20% no número de contatos interessados em parcerias”, explica.


Priorize a qualidade do conteúdo


Com o público-alvo definido, passamos para o momento de se produzir o conteúdo do podcast. A orientação dos especialistas é sempre montar um roteiro antes de começar a gravar para que o produto siga uma linha de raciocínio. Dessa maneira, é possível estruturar todo o conteúdo e até definir episódios sobre um mesmo tema.


Além disso, é importante prestar atenção na qualidade do áudio, para não prejudicar a experiência dos ouvintes. “Hoje existem agências especializadas que podem dar todo o suporte nesse momento, tanto para o conteúdo com a produção dos roteiros, quanto para a gravação e edição. Isso vai dar mais qualidade e credibilidade para o podcast”, afirma a produtora da Maktub Podcasts.


Podcast como estratégia


De acordo com a especialista, é preciso usar os programas de forma estratégica dentro da comunicação da empresa. “Não basta apenas gravar e colocar na internet porque assim não terá resultado. O material precisa conversar com o restante do marketing da empresa. Isso vai ajudar a ganhar relevância dentro do mercado”, diz Adriane.


A multinacional americana Schmersal, por exemplo, lançou um podcast no Brasil sobre segurança industrial. A empresa que tem filial em São Paulo é referência em segurança de máquinas e equipamentos e usou especialistas da área para melhorar a estratégia de marketing de conteúdo.


“Nossa expectativa é cada vez mais atingir pessoas, seja nos setores administrativos, de produção, de manutenção, entre outros, e assim contribuir para o crescimento da conscientização delas em relação a segurança na indústria, além de se reforçar o nome da empresa no segmento”, explica a Supervisora de Marketing Bruna Lagreca.


Faça parcerias


Assim como no dia a dia dos negócios, fazer parcerias com outras empresas também pode ajudar a alavancar e até rentabilizar o seu podcast. Além das leituras de roteiros, existem vários formatos, como entrevistas e bate papos, que podem diversificar o podcast e aumentar o número de ouvintes.


“Você pode combinar participações entre canais de podcasts, apresentando os parceiros como convidados, por exemplo. Em outro episódio, faça o contrário: é a sua vez de participar do podcast parceiro. Desse jeito mais pessoas vão poder conhecer o seu nome”, recomenda Adriane.


Muitos empresários também miram a possibilidade de monetização do podcast, tendência que vem chamando atenção das grandes empresas de streaming como o Spotify. Nos Estados Unidos, uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) e PwC aponta que este mercado se apresenta como uma grande oportunidade de negócios para os produtores de conteúdo e anunciantes, com uma expectativa de movimentar mais de US$ 1 bilhão em publicidade até o final de 2021.


“Existe a possibilidade de receber investimentos como patrocínios, parcerias e até mesmo publicidade. Se a empresa ver isso de forma estratégica, ela pode sim fazer dinheiro produzindo podcasts”, aposta Adriane. (Com assessoria)

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