Dicas e Capacitação

SUCESU-PB e associação beneficente firmam parceria para capacitação de jovens

Atualizada em 08/02/2023 às 16:30
Por Redação

A Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (SUCESU-PB) firmou parceria com a Associação Beneficente São José, localizada no bairro de Mangabeira VIII (Cidade Verde), em João Pessoa, com objetivo de capacitar jovens que desejam ingressar no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As matrículas, previstas para começar em breve, serão realizadas pela Associação São José. As aulas estão programadas para iniciar em abril.


A capacitação dos jovens será voltada para as linguagens de programação e análise de dados, uma habilidade muito requisitada dentro e fora do mercado de TIC. Trata-se de um diferencial por causa dos avanços das ferramentas digitais, principalmente nas organizações. 


“O ensino de programação para crianças e adolescentes tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo.  É importante porque estimula a criatividade, autonomia, desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas na atualidade. O aprendizado de uma linguagem de programação é tão importante, hoje em dia, quanto o aprendizado de um segundo idioma”, declarou Tarcísio Júnior, presidente da SUCESU-PB.





De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a área de Tecnologia da Informação (TI) precisará de cerca de 420 mil profissionais até 2024 e o Brasil sofre com a falta de profissionais qualificados nesta área. Para os que estão no mercado de trabalho, a área de programação já oferece oportunidades. O Guia Salarial 2022 da Robert Half, estudo que apresenta as principais tendências de recrutamento, mostra que 63% dos CIOs (Chief Information Officers) acreditam que será mais desafiador encontrar profissionais qualificados na área de tecnologia nos próximos anos. Além disso, 32% dos CIOs citam desenvolvedores entre os três profissionais de tecnologia mais difíceis de encontrar. As habilidades técnicas mais demandadas pelas empresas de tecnologia e startups são: Java, .NET, PHP, Phyton, Angular, Vue.JS, Node.JS, Javascript, React, Kotlin, Flutter.


No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente cerca de 12,3 milhões de jovens, até 29 anos, não estudam e nem trabalham. Muitos destes jovens não têm ideia da existência dessa oportunidade e nem informação de como começar na área. Na Paraíba, este cenário não é diferente.


Diante desta realidade, a SUCESU-PB, propõe o projeto “Jovem Programador”, que se encaixa no contexto apresentado e visa atender às demandas de um mercado crescente, onde ainda falta mão-de-obra capacitada para fomentar o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia no Estado. 


“O público-alvo do projeto são jovens iniciantes, entre 14 e 24 anos, sem experiência na área de programação de computadores, provenientes de escolas públicas da Paraíba e em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou Tarcísio Júnior.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas