Dicas e Capacitação

Sicredi lança curso gratuito de empreendedorismo feminino em comemoração ao Dia da Mulher

Atualizada em 08/03/2023 às 17:23
Por Redação

Conteúdo programático foi desenvolvido pela Fundação Sicredi através de uma consultoria especializada para deixar a linguagem simples e de fácil compreensão para todas


Primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e comprometida com o desenvolvimento das pessoas e comunidades onde atua, o Sicredi está lançando um curso on-line e gratuito de empreendedorismo feminino. O Curso Mulher Empreendedora faz parte das ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste mês de março, e estará disponível dentro da plataforma Sicredi na Comunidade, a partir do dia 10. A plataforma pode ser acessada no endereço eletrônico www.sicredi.com.br/nacomunidade/cursos.


Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2021), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, indicam que o Brasil possui cerca de 43 milhões de empreendedores. Dentro desse número, 45,6% são mulheres, ou seja, mais de 19 milhões, número que coloca o país na sétima posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino. Elas também são maioria nas empresas que estão começando (com até 3,5 anos). Na Região Nordeste, a edição 2022 do Mapa de Negócios de Impacto aponta que 50% das empresas mapeadas têm como principal fundadora uma mulher e 70% têm, pelo menos, uma empreendedora na liderança.


De acordo com a assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Nordeste, Cristiane Cavalcanti, o objetivo do curso é justamente qualificar e auxiliar essas mulheres a expandir seus negócios. “Incentivar a jornada profissional e a independência financeira das mulheres faz parte da nossa cultura. Ao oferecer essa solução, geramos um impacto positivo e inclusão financeira, por meio da profissionalização dos negócios gerenciados por mulheres”, explica a assessora.


O  conteúdo programático do curso foi todo desenvolvido pela Fundação Sicredi através de uma consultoria especializada contratada para deixar a linguagem simples e de fácil compreensão para todas, independentemente do grau de instrução, renda e faixa etária. Ainda de acordo com Cristiane, o público-alvo são as colaboradoras do Sicredi, as associadas e não associadas, com a meta de impactar a economia e gerar interesse no empreender.


“Incentivos como esse possibilitam que as mulheres conquistem a sua independência, espaço na sociedade e um aumento na sua autoestima, acreditando em si mesma e buscando se realizar, no âmbito pessoal e profissional. Essa participação reflete também no mercado de trabalho e em diversos setores da economia do país, empoderando as mulheres para terem mais segurança ao enfrentar os desafios impostos pelo mercado”, comemora Cristiane.


Além do curso Mulher Empreendedora, o Sicredi dispõe de um conjunto de ações voltadas para as mulheres associadas, com finalidade educativa que busca promover a equidade de gênero, empoderando as mulheres para que possam participar na gestão em todos os níveis da organização, liderando, empreendendo e promovendo o desenvolvimento sustentável no sentido econômico, social e ambiental, por meio do Comitê Mulher. Atualmente, o Comitê está instituído nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Alagoas, com estimativa de expandir a implementação nos demais estados da Região Nordeste.


Também está previsto para este mês o lançamento do curso Crescer Mulher, que visa disseminar o cooperativismo e explicar como ele pode fazer a diferença na vida das pessoas e da comunidade em que estão inseridas. A estratégia é diferenciar os segmentos, para que a associada e não associada conheça o cooperativismo a partir da sua realidade, com a utilização de uma linguagem totalmente adaptada ao perfil de cada público. 


Central Sicredi Nordeste – 30 anos

Neste ano de 2023, a Central Sicredi Nordeste completa 30 anos de atuação, auxiliando no cooperativismo financeiro das regiões e contribuindo com a economia local, geração de emprego e renda, inclusão e educação financeira e no desenvolvimento regional. A Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas, que atualmente, no Nordeste, somam 145 agências do Sicredi e cerca de 210,8 mil associados entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,4 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas