Dicas e Capacitação

Oratória: a importância de conhecer técnicas para convencer clientes e aumentar a chance de vendas

Publicado em 23/01/2023 às 16:38
Por Redação

Curso é ofertado pelo Sebrae e busca colaborar com o fortalecimento do ambiente de negócios a partir da formação de empreendedores


Aprimorar o conhecimento sobre comunicação e trabalhar o desenvolvimento de técnicas voltadas para construção de uma oratória segura e capaz de convencer o cliente e aumentar a chance de vendas. Essa é a proposta do Sebrae/PB, a partir da oferta do curso de oratória, cuja finalidade é atender a necessidade dos donos de pequenos negócios, empreendedores e colaboradores que atuam no mercado e têm interesse no processo de qualificação.  


Além de melhorar a comunicação pessoal e interpessoal, a busca por técnicas relacionadas à oratória ajuda a superar a timidez e o medo de falar em público. De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Thiago Lucena, a comunicação assertiva é um dos grandes desafios da gestão empresarial moderna e nesse contexto está inserido o domínio da oralidade.  


“A capacidade de se expressar para diversos públicos em situações diferentes se tornou uma habilidade imprescindível para os gestores e lideranças das empresas. Por isso a comunicação nas empresas é, sem dúvida, uma estratégia para torná-las mais competitivas e aptas a gerar melhores resultados”, pontuou. 


Conforme a especialista em administração, Edivânia Maria, que também é professora mestre com atuação nas áreas de liderança, oratória, marketing e empreendedorismo, trabalhar o desenvolvimento da oratória é uma das competências mais buscadas pelos profissionais da atualidade.  


“A oratória para quem trabalha com empreendedorismo é uma habilidade essencial, pois é através dessa comunicação que se consegue persuadir e fazer com que o cliente entenda a proposta que está sendo apresentada. É mostrar conhecimento, mas também despertar o interesse das pessoas pelo seu negócio, seja para demonstrar uma informação ao fornecedor, trabalhar o desenvolvimento de funcionários ou interagir com o próprio cliente”, explicou.  


Outro aspecto destacado pela especialista está relacionado ao processo de desenvolvimento de técnicas.  Segundo ela, o processo de aprimoramento para falar em público envolve estudos, análise e exercícios práticos. “Durante muito tempo se acreditava que a capacidade de falar bem em público era um dom e que você somente conseguiria essa condição se nascesse com ela, mas essa é uma percepção errada do assunto. A oratória pode ser desenvolvida e existem diversas técnicas para isso”, disse Edivânia Maria.  


Curso de oratória – A qualificação é ofertada pelo Sebrae/PB através de suas 11 agências espalhadas em todas as regiões do estado. Outras informações relacionadas ao curso e outras capacitações também podem ser conferidas pelo contato com a instituição, por meio da Central de Relacionamento e do WhatsApp, ambos com número 0800 570 0800 e no site www.sebrae.com.br/paraiba.  


Confira, abaixo. três dicas que pode facilitar a sua oratória  


1 – Planejamento: 


O planejamento é uma das etapas consideradas como fundamental. Definir um roteiro ajuda a melhor administrar situações de imprevisto, o que é comum em momentos de apresentação. Essa conduta também demonstra organização.    


2 –Estudar o público-alvo:  


Ter conhecimento do público no qual está interagindo é tão importante quanto possuir o domínio da comunicação. Se comunicar é tornar comum a mensagem para facilitar a compreensão. Neste caso, a construção do conteúdo deve acontecer de acordo com a necessidade identificada do público para melhorar o processo de entendimento.     


3 –Pratique sua oratória:  


O desenvolvimento da oratória ocorre na prática. Embora o processo de qualificação também se concentre em momentos de leitura e estudos, a habilidade da comunicação oral é alcançada com ações práticas. Uma das dicas é gravar vídeos e depois assistir para começar a identificar pontos que podem ser melhorados. 


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas