Professor da FDC, Roberto Gattoni alerta para importância de
planejamentos de curto, médio e longo prazo
A pandemia do novo coronavírus modificou o mercado de
trabalho brasileiro. Com o alto número de demissões e suspensões de contratos,
milhares de trabalhadores decidiram empreender. Na Paraíba, o número de
pequenos negócios aumentou 18% no ano passado, segundo dados divulgados pelo
Sebrae. Para uns, abrir o próprio negócio pode representar a realização de um
sonho antigo; para outros, uma alternativa para garantir o sustento da família.
Mas todos eles precisam encarar desafios similares: ser competitivo e se
estabelecer no setor escolhido. E o sucesso está diretamente ligado ao
planejamento.
Para o especialista em Projetos e professor da Fundação Dom
Cabral (FDC) Roberto Gattoni, o ideal é que o empreendedor trabalhe com planos
de curto prazo, visando as atividades dos próximos dois ou três meses; médio
prazo, com atenção especial ao que desenvolverá no ano seguinte; e longo prazo,
a partir da criação de estratégias para que a empresa seja sustentável e
continue crescendo.
Roberto Gattoni aponta três características fundamentais que
um empreendedor precisa ter para garantir a efetividade de seus projetos:
1) Ser feroz
“Primeiro, o gestor precisa ser feroz, tenaz. Ele deve
perseguir rigorosamente o resultado que deseja alcançar. Ele não é inflexível
ou rígido, mas obstinado”, diz.
2) Ser paranoico
“Em segundo lugar, o gestor deve ser paranoico. Ele deve se
questionar o tempo todo, procurar erros em si próprio, analisar o que pode dar
errado. Ou seja, ser investigativo”, orienta.
3) Tornar-se dispensável
“Por último, o gestor precisa ser suicida. Isso não
significa que ele deve se matar de tanto trabalhar. Pelo contrário. É forte
essa expressão, mas é que o suicida acredita ser dispensável. Então um gestor
eficaz coloca tudo em funcionamento, faz todo o sistema operar sem a
necessidade dele. E engana-se quem pensa que ele deixará de ser útil: com tempo
livre, o gestor poderá criar outras engrenagens e ampliar o negócio”, explica.
Ainda de acordo com o especialista, o mercado atual também
exige atenção aos meios digitais. “Esse é um campo muito desafiador porque não
basta apenas criar um canal digital para ofertar produtos. É necessário
preparar toda a retaguarda e garantir o controle operacional do serviço. Isso
envolve muitos fatores, como atendimento, finalização da compra, separação dos
produtos, distribuição e fidelização do cliente. Todas as etapas precisam
funcionar bem”, alerta.
Roberto Gattoni estará em João Pessoa nesta sexta-feira (11)
e sábado (12) para ministrar a disciplina de Projetos da pós-graduação em
Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC). Ele é graduado em Ciência da
Computação, mestre em Ciência da Informação e especialista em Comunicação de
Dados. Hoje atua na execução de projetos de grande porte e alta complexidade,
com experiência no gerenciamento de orçamentos de até R$ 11 bilhões. (Com
Assessoria)