Dicas e Capacitação

Especialista aponta características que empreendedor deve ter para alcançar sucesso

Publicado em 10/02/2022 às 08:59
Por Redação

Professor da FDC, Roberto Gattoni alerta para importância de planejamentos de curto, médio e longo prazo


A pandemia do novo coronavírus modificou o mercado de trabalho brasileiro. Com o alto número de demissões e suspensões de contratos, milhares de trabalhadores decidiram empreender. Na Paraíba, o número de pequenos negócios aumentou 18% no ano passado, segundo dados divulgados pelo Sebrae. Para uns, abrir o próprio negócio pode representar a realização de um sonho antigo; para outros, uma alternativa para garantir o sustento da família. Mas todos eles precisam encarar desafios similares: ser competitivo e se estabelecer no setor escolhido. E o sucesso está diretamente ligado ao planejamento.


Para o especialista em Projetos e professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Roberto Gattoni, o ideal é que o empreendedor trabalhe com planos de curto prazo, visando as atividades dos próximos dois ou três meses; médio prazo, com atenção especial ao que desenvolverá no ano seguinte; e longo prazo, a partir da criação de estratégias para que a empresa seja sustentável e continue crescendo. 


Roberto Gattoni aponta três características fundamentais que um empreendedor precisa ter para garantir a efetividade de seus projetos:


1) Ser feroz

“Primeiro, o gestor precisa ser feroz, tenaz. Ele deve perseguir rigorosamente o resultado que deseja alcançar. Ele não é inflexível ou rígido, mas obstinado”, diz.


2) Ser paranoico

“Em segundo lugar, o gestor deve ser paranoico. Ele deve se questionar o tempo todo, procurar erros em si próprio, analisar o que pode dar errado. Ou seja, ser investigativo”, orienta.


3) Tornar-se dispensável

“Por último, o gestor precisa ser suicida. Isso não significa que ele deve se matar de tanto trabalhar. Pelo contrário. É forte essa expressão, mas é que o suicida acredita ser dispensável. Então um gestor eficaz coloca tudo em funcionamento, faz todo o sistema operar sem a necessidade dele. E engana-se quem pensa que ele deixará de ser útil: com tempo livre, o gestor poderá criar outras engrenagens e ampliar o negócio”, explica.


Ainda de acordo com o especialista, o mercado atual também exige atenção aos meios digitais. “Esse é um campo muito desafiador porque não basta apenas criar um canal digital para ofertar produtos. É necessário preparar toda a retaguarda e garantir o controle operacional do serviço. Isso envolve muitos fatores, como atendimento, finalização da compra, separação dos produtos, distribuição e fidelização do cliente. Todas as etapas precisam funcionar bem”, alerta.


Roberto Gattoni estará em João Pessoa nesta sexta-feira (11) e sábado (12) para ministrar a disciplina de Projetos da pós-graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC). Ele é graduado em Ciência da Computação, mestre em Ciência da Informação e especialista em Comunicação de Dados. Hoje atua na execução de projetos de grande porte e alta complexidade, com experiência no gerenciamento de orçamentos de até R$ 11 bilhões. (Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas