Dicas e Capacitação

Como entender a Era da “uberização”?

Atualizada em 05/07/2021 às 21:29
Por Richelle Bezerra

Em passagem por João Pessoa (PB), Carlos Nepomuceno, um dos especialistas mais importantes do País na área de gestão, falou sobre esse novo momento do mercado, em que a tecnologia exige um comportamento diferenciado da população.   


“Quer entender o futuro? Olhe para trás e perceba que, a cada surgimento de uma nova mídia, o comportamento da população muda e precisa se moldar a uma realidade de mercado que exige isso”. Foi o que ressaltou um dos mais importantes especialistas do Brasil, na área de gestão e empreendedorismo, em passagem por João Pessoa (PB). A equipe do Ideia Positiva Online teve oportunidade de conversar com Nepô, como é conhecido, e apresenta os principais pontos desse encontro, promovido pela parceira do portal: a FV Gestão.  


Carlos Nepomuceno esteve na capital paraibana para falar sobre a Era da “uberização”, um assunto abordado em seu livro “Administração 3.0” e que vem mudando conceitos tradicionais, obrigando a população mundial a entender melhor tudo isso para não sofrer consequências graves. Em resumo, Nepô deixou bem claro que, hoje, se não “uberizar”... um negócio pode fracassar.


E o que é “uberizar”?


Nepô explicou que o termo está sendo popularizado para frisar a atual realidade do mercado de trabalho, em que a tecnologia transfere para os usuários a função que, antes, era feita por uma, duas ou várias pessoas. “O termo é relacionado ao aplicativo “Uber”, que transformou o modelo tradicional de gestão e passou para os clientes a gerência dos negócios. É através da avaliação dos usuários, das referências e opiniões que o serviço se sustenta e serve de base para ser aplicado em outras áreas”, falou. Dessa forma, acontece com os aplicativos de hospedagem, de pedidos de comida, de turismo etc.


E por que isso acontece?


Somos uma tecnoespécie


O ser humano é uma espécie atrelada à tecnologia. “O que não conseguimos fazer por causa das nossas limitações...nós criamos. Usamos a tecnologia e buscamos, cada vez mais, solucionar problemas com esse mecanismo”, alertou Nepô. “O ser humano pensa assim: se eu não tenho asa, invento o avião... Se não tenho capacidade de ficar em baixo d’água, por muito tempo, invento o submarino... E assim por diante”, complementou.


E isso acontece por causa do aumento populacional. Quer entender melhor? Ouça a explicação do Nepô:

Nepô fala sobre a relação entre o aumento populacional e as tecnologias

Esse crescimento demográfico traz problemas e esses problemas são resolvidos com tecnologia, que, por consequência, acaba criando novas mídias. Foi assim com a escrita, com a impressão, com o rádio, com a TV... Com a internet não é diferente. “Se eu sofistico a linguagem e vejo que eu consigo fazer coisas que eu não fazia antes...vou moldando o comportamento da população”.

Nepô ressalta que, para entender esse novo mercado e o que está por vir, é preciso saber que estamos, cada vez mais, descentralizando decisões. “Basta analisar a história da humanidade e observar que vivemos um ciclo que se repete ao longo dos anos. A população cresce, surgem novos problemas, compartilhamos possíveis soluções, surgem novas mídias e novas tecnologias que ajudam a resolver àquelas situações. Isso se repete de tempos em tempos”, explicou, frisando que a “uberização” da atualidade reforça esse pensamento da descentralização.


A frase


“A gente aumenta a população porque mudam as tecnologias e a gente muda as tecnologias para aumentar a população”.

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas