Dicas e Capacitação

Biomedicina: Profissionais estão em evidência na área da Saúde

Publicado em 05/10/2023 às 16:12
Por Redação

Carreira oferece mais de 30 áreas de atuação (habilitações) e a escolha da faculdade abre portas no mercado de trabalho


Profissionais da Biomedicina nunca estiveram tão em evidência: além de um dos mercados que mais cresce na área da saúde e alta empregabilidade, biomédicos podem atuar em mais de 30 áreas, que incluem análises clínicas, citologia oncótica, imagenologia, estética, entre outras.  Para quem deseja seguir carreira na área, o primeiro passo é a escolha de uma faculdade que busca oferecer estágios que possam definir o seu primeiro passo no mercado de trabalho.


Cinthia Heloise, aluna do quarto período de Biomedicina da Faculdade UNINEVES, iniciou, há alguns meses, o estágio em um dos laboratórios do Grupo Neves. “A chance de estagiar logo no início do curso e ter contato com a área de gestão é uma oportunidade de colocar em prática o que vemos nas aulas. Eu vou ter uma visão mais ampla da profissão inclusive para empreender, já que um dia pretendo montar um laboratório”, declara.


A estudante faz parte de uma equipe de quase 100 pessoas que trabalha nos laboratórios do Grupo Neves em João Pessoa. Durante o estágio, os alunos conhecem todos os processos do laboratório e têm acesso a alguns dos equipamentos mais modernos do mercado nacional. 


Uma das aptidões mais importantes para os profissionais de Biomedicina é o uso das novas tecnologias e os graduandos da Faculdade UNINEVES têm esse contato desde o estágio no laboratório.


“Investimos muito em tecnologia. Isso otimiza tempo, já que um processo de análise que levava uma hora, hoje leva cerca de 15 minutos. Assim, ganho um colaborador, que estaria dentro de um processo manual, e trago para outras demandas”, explica João Paulo Dias,  coordenador do laboratório.


Os estagiários também têm oportunidade de serem efetivados no futuro. “Nós temos alguns colaboradores que são da Faculdade UNINEVES, então é interessante porque eles conhecem nossos procedimentos, logística e forma de trabalhar. Eles já estão inteirados do nosso processo, quando trazemos algum de fora, temos que treinar de forma mais intensa, e o estagiário já passou por tudo aquilo”, analisa João Paulo.


Marcelo Silva foi contratado pelo laboratório como Técnico em Análises Clínicas e, apaixonado pela área, decidiu iniciar a graduação em Biomedicina. “Trabalhar em um laboratório que é vinculado a minha faculdade é fantástico porque consigo unir prática e teoria. Além disso, existe uma perspectiva de carreira para que depois da formatura eu consiga o cargo de analista e saia da parte técnica,” detalha.


Os profissionais que passam pelo laboratório do Grupo Neves, que é reconhecido pela qualidade, têm essa experiência como  um diferencial na carreira. “ Os jovens profissionais que passam por aqui estão preparados para trabalhar em qualquer lugar do Brasil,” finaliza João Paulo.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas