Dica

“Se todo empresário soubesse os benefícios de uma boa gestão tributária, dariam mais atenção”, alerta advogado

Atualizada em 23/01/2024 às 15:13
Por Redação

Que empresários e empreendedores brasileiros buscam, diariamente, alternativas para driblar a quantidade de impostos no País, não é novidade. Mas, o que muitos não sabem é que, a depender de como é feita a gestão tributária da empresa, os lucros podem ser bem maiores. Um levantamento da plataforma CupomValido, com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), indica que, considerando 111 países, o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking de cobrança de impostos de empresas. 


“A pesquisa com informações da OCDE reforça o entendimento de que é preciso gerir bem os negócios para não prejudicar o desenvolvimento das empresas. O problema é que muitos empresários nem sabem que gestão tributária vai além de pagar boleto. O trabalho inclui, desde administrar os processos da empresa que envolvem os tributos até o planejamento estratégico do negócio, incluindo precificação, benefícios fiscais, entre outros fatores”, declarou o advogado tributarista, Guilherme Fernandes.


Segundo ele, a boa gestão tributária também engloba a emissão de documentos fiscais, entrega de declarações dentro da lei e revisão periódica destas informações. “Quando há uma preocupação com o todo e com a execução da gestão empresarial da forma adequada, os resultados são bem mais positivos para os negócios”, destaca.


“A gestão tributária nas empresas possibilita redução de custos, aumento da competitividade e da margem de lucro, independentemente do porte da empresa ou do seu segmento de atuação”, complementou o advogado. “Se todo empresário soubesse os benefícios que poderiam obter, daria mais atenção ao tema”, alertou o advogado, indicando que o início do ano é um bom momento para pensar e colocar em prática esse tipo de iniciativa.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas