Com chatbot, consumidor vai poder conhecer mais sobre os
estabelecimentos, opinar sobre os menus e votar no Prêmio Cantaloupe
Uma das maiores mudanças no atendimento dos restaurantes
durante a pandemia foi transformar o cardápio físico em digital. No entanto,
muitos se limitam a um arquivo PDF, no formato estático, sem interação. O
Paraíba Restaurant Week, festival gastronômico nacional que acontece no Estado
desta sexta-feira, 11 de março a 3 de abril, aposta na interatividade inteligente para
incentivar o público a conhecer mais os restaurantes participantes, opinar
sobre produtos e serviços e também para gerar dados que ajudarão os estabelecimentos
a melhorarem ainda mais o negócio.
Para tanto, a edição de 2022 do festival vai contar com uma
plataforma de inteligência artificial, intuitiva e simples de usar. Parceira do
evento, a startup Neoron - uma spin-off da empresa paraibana Fabwork - é detentora
de uma plataforma studio de criação de chatbot - um software capaz de manter um
diálogo com um usuário humano em uma linguagem natural, destinada a construir
experiências com o cliente. A Neoron hoje faz parte como startup integrante do
sistema de inovação do Bradesco, Inovabra habitat, localizado em São Paulo
(SP).
O CEO e co-fundador da Neoron, Miguel Isoni Filho, explica
que a plataforma “conversa” enquanto guia os clientes, oferecendo orientações
sobre o uso. A pós-experiência é fornecida aos gestores dos estabelecimentos,
que podem analisar em detalhes sua performance. “Ao sentar-se à mesa ou ao
balcão do local, o cliente pode acessar a plataforma por dois QR codes. Em um
deles, podem ser encontradas informações gerais, como história, redes sociais, curiosidades e o
menu participante do Restaurant Week. O outro QR code vai direcionar o usuário
a contar como foi a sua experiência naquele local e votar nele para do Prêmio
Cantaloupe, que destaca os melhores participantes do festival em diversas
categorias”, detalha Miguel.
Ele ressalta que a plataforma não é um aplicativo, não há
gasto de dados, nem há necessidade de baixar nenhum conteúdo. “O display é bem
pessoal e é um ambiente seguro. A
própria plataforma avisa que a coleta de dados é necessária para evitar fraude
na votação”, destaca.
Eficiência no pós-venda - O feedback do cliente é
fundamental para melhorar a relação com o consumidor e aumentar as vendas do
seu restaurante. Afinal, nada melhor do que receber elogios sinceros e manter clientes
fiéis e satisfeitos, ou então receber críticas negativas, porém construtivas e
que possam agregar no negócio. "Este será um ganho importante para os
estabelecimentos", confirma Miguel.
Com o chatbot, haverá um levantamento das respostas dos clientes
que nortearão os resultados do Prêmio Cantaloupe. Assim, por meio do data
analytics da Neoron, serão produzidos gráficos que representam graficamente os
comentários das pessoas, com nuvem de palavras mais repetidas e análise de
sentimento pós-consumo. (Com Assessoria)
Serviço:
Paraíba Restaurant Week
Quando: de 11 de março a 3 de abril
Lista de restaurantes: www.cantaloupe.com.br /
http://restauranteweekpb.cantaloupe.com.br
e @cantaloupebr
Redes sociais: @cantaloupebr e @restaurantweekbrasil