Dicas e Capacitação

“Não conquiste clientes, conquiste pessoas!”

Atualizada em 05/07/2021 às 21:06
Por Richelle Bezerra

A frase é do palestrante Geraldo Rufino, que esteve em João Pessoa, na última semana, no 4º Fórum Multiprofissional promovido pela Unicorp. O evento contou ainda com as palestras de Fábio Bandeira de Mello, Vinnie de Oliveira, Alberto Marinho e Hilton Freire.


“Não conquiste clientes, conquiste pessoas!”. Foi o que disse o empreendedor, escritor e palestrante Geraldo Rufino, quando esteve em João Pessoa, na última semana, durante o 4º Fórum Profissional promovido pela Unicorp. De jeito simples, sorriso largo, com mensagens fortes e reflexivas, Rufino usou o momento para despertar nos participantes uma análise sobre o empreendedorismo aliado à valorização do ser humano. E deu a dica: “Quer conquistar as pessoas? Conquiste a criança que tem dentro dela”.


Apesar de parecer uma tarefa difícil, essa conquista pode ser fácil se for praticada com verdade. Essa foi a principal mensagem do Rufino. Usar a verdade em todo os atos e estratégias. “Sabe como se desperta a atenção de uma criança? Com um sorriso. Mas, faça de verdade! Use a verdade que tem dentro de você! Se o sentimento não for verdadeiro, a criança percebe”, disse o ex-catador de latinhas ressaltando que essa é uma estratégia que funciona bem para qualquer pessoa, porque todos têm um pouco da criança que já foram um dia.


“Os empreendedores e empresários perdem dinheiro tentando agradar os clientes de maneira errada. Eles têm que conquistar as pessoas. E mais... O cliente não é majestade, pensar assim é um erro! Majestade é a equipe, é o cara que vai cuidar do seu cliente. Se você não cuidar da sua equipe como deve, essa energia vai ser compartilhada na sua loja. Foque no seu time. E o time não é quem fez o gol... Todo mundo é igualmente importante”, complementou Rufino.


Outras dicas importantes

Os outros palestrantes do 4º Fórum Multiprofissional da Unicorp também passaram dicas importantes para quem é empreendedor ou pensa entrar nesse caminho. O capital humano foi tema comum entre todos eles, que destacaram a importância de valorizar as pessoas, com uma nova visão do mundo dos negócios.


Oportunidades

Fábio Bandeira de Mello abordou o networking de alto impacto, indicando como converter possibilidades em oportunidades. “O contato humano é super importante e as relações podem se conectar de diversas formas, criando caminhos para contatos, experiências e trabalho”, falou. “É fundamental perceber que todo e qualquer assunto pode levar ao networking desde que você seja atento e estrategista. Um livro, um filme, assuntos comuns... Tudo pode gerar possibilidade a novos negócios”.


Transformação

Já Vinnie de Oliveira falou que é preciso investir na educação empreendedora como forma de gerar transformação e diferenciação de mercado. “Se a gente se propõe a ser mais humano e a tratar melhor o capital humano, estimulamos o uso da criatividade como forma de trabalhar o nosso intelecto em prol do desenvolvimento. Se puder ganhar dinheiro dessa forma será ótimo”, falou.


Encantamento

Alberto Marinho destacou que o novo mercado vem trazendo uma outra forma de agir, mas que nem todos estão percebendo isso. “A vida é uma venda. Neste momento, eu estou me vendendo para vocês e vocês estão se vendendo para mim. Mas, hoje, a diferença está nas pessoas, em tratar e atender bem as pessoas. Daí a importância de se capacitar e trabalhar para fazer com que os clientes voltem ao seu negócio”, disse. “Trabalhe qualidade, agilidade, solução, mas não esqueça do encantamento”.


Desistir nunca

O professor Hilton Freire também falou sobre educação empreendedora. Disse que “empreendedorismo é a capacidade que temos de superar os próprios limites e que, em algum momento, a gente vai achar que não consegue mais, que não aguenta mais... Mas, quando isso acontecer, vamos perceber que ainda temos 20% de fôlego”, ressaltou. “O que a gente não pode fazer, enquanto empreendedor, é desistir. Desistir nunca”.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas