Especial

Inspirada nos pais, jovem cria linha de produtos derivados do leite de cabra

Atualizada em 27/08/2021 às 11:16
Por Redação

Aos 23 anos, a paraibana Luane Vasconcelos, atendida pelo Sebrae, administra a própria empresa no Cariri do estado 


Filha de comerciantes, a jovem Luane Vasconcelos, hoje com 23 anos, se inspirou no negócio da família, uma padaria localizada no município de Prata, no Cariri paraibano, para escrever a sua própria história no empreendedorismo. Atendida pelo Sebrae Paraíba, a jovem criou, em 2017, uma linha de produtos derivados do leite de cabra, hoje comercializados não só para a região, como também para outros estados do Nordeste.   


“Eu cresci praticamente dentro do comércio, já que meus pais eram comerciantes. Fui tomando gosto pela coisa, me familiarizando com a rotina e, cada vez mais, atuando dentro da padaria do meu pai, ajudando nas decisões e inovando. Foi então que, em 2017, me veio a ideia de criar algo derivado do leite de cabra”, recordou Luane, que se inspirou na criação de cabras que o pai também administrava.  


Consumidora do leite desde criança, a empreendedora começou a testar diversas receitas e, ainda em 2017, teve a oportunidade de vender os produtos criados na ExpoPrata, feira de caprinocultura realizada na cidade e apoiada pelo Sebrae Paraíba. Desde então, os queijos, doces, requeijão e iogurtes produzidos pela CapriDelicia fazem sucesso na região.   


“Sempre surgem encomendas dos derivados para outras cidades e estados. Além disso, como sempre fui muito curiosa e ambiciosa, eu também entrei na área da confeitaria. Comecei também a partir dos testes e depois fui em busca de cursos. Hoje, já sou formalizada como MEI (microempreendedor individual) e continuo ajudando meu pai na padaria”, enfatizou Luane.  


Para a jovem empreendedora, que já realizou ao longo dos últimos anos diversas capacitações oferecidas pelo Sebrae Paraíba, “todo mundo tem um lado empreendedor. Basta ter coragem de criar, de enfrentar as dificuldades e não ter medo de tentar de novo, caso dê errado”.   


Desenvolvimento e inclusão  


Para a gerente regional do Sebrae Paraíba no Cariri, Madalena Arruda, exemplos como o de Luane demonstram a importância e o protagonismo da caprinocultura para o desenvolvimento da região. “A caprinocultura é uma das principais atividades não só do ponto de vista econômico, como também uma atividade que promove a inclusão social no Cariri paraibano, contribuindo de forma eficaz para a geração de emprego e renda na região. Por essa razão, considerando esse protagonismo, o Sebrae continua trabalhando para contribuir com o desenvolvimento e a expansão dessa cadeia produtiva, organizando os produtores, investindo em capacitações e buscando mecanismos que tornem viável e lucrativa a comercialização dos produtos dessa cadeia”, ressaltou a gerente. (Com assessoria).

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas