Dica

Especialista dá dicas de como celebrar o Dia dos Namorados de forma consciente e sem se endividar

Publicado em 12/06/2023 às 14:32
Por Redação

Jantar, presentes e até viagem podem ser opções interessantes para comemorar a relação, mas devem ser adquiridos conforme o orçamento de cada um


Uma das datas que movimenta o comércio, o Dia dos Namorados, celebrada todos os anos no dia 12 de junho, geralmente, enche restaurantes, aumenta a procura por presentes e, até mesmo, viagens. É possível comemorar a data sem comprometer o orçamento. Fazer um jantar em casa, pesquisar preços do que deseja dar de presente em lojas diferentes, separar um valor específico para ser gasto, se planejar, comprar diárias com antecedência em hotéis são algumas dicas que ajudam a evitar dívidas.


De acordo com doutora em Economia e professora da faculdade FPB, Camila Mirella Santos, economizar com a comemoração do Dia dos Namorados, nos dias de hoje, onde a maioria das pessoas enfrentam escassez de renda, não é ser pão duro e nem se importar menos, mas uma atitude de inteligência financeira.


“Dá para curtir bem a data e não estourar o orçamento, até porque menos de 15 dias depois, vem o São João e, todo mundo no Nordeste, quer aproveitar. A palavra de ordem é ser criativo e pesquisar preços. Primeiramente, ter mais de uma opção de presente, porque o consumidor pode adquirir o que tem o melhor preço para a sua realidade. Lembrando que ainda tem a saída da noite...então, não dá para gastar tudo apenas com o presente”, comenta.


Preparar um jantar em casa também é uma opção inteligente. Segundo a especialista, os preços dos alimentos estão começando a baixar, o que ajuda a deixar a despesa menor. “Basta ser criativo. Existem várias sugestões de cardápios na internet. Inclusive, pode ficar até mais gostoso que aquele prato que a pessoa pagaria em um restaurante”, conta.


Caso o casal opte pelo jantar em restaurantes, o interessante seria fazer uma reserva com antecedência e verificar o cardápio antes da data, pesquisando o melhor local de custo-benefício. “Lembrando que as demandas aumentam no dia 12 e que deve ocorrer aumento no preço das refeições. O setor de gastronomia vem aumentando a lucratividade e crescendo”, afirma.


Para as pessoas que não desejam se endividar, a economista comenta que é interessante estabelecer uma faixa de despesa mínima e máxima para gastar na comemoração. Esse valor teria que contemplar o presente, o jantar e todo o resto que for planejado. Caso a despesa não caiba no orçamento, é preciso ter cuidado com o uso do cartão de crédito. Os parcelamentos, caso não sejam pagos, fazem correr juros e virar uma bola de neve. “É necessário verificar qual é a melhor condição de efetuar os pagamentos. Além de verificar o local que ofereça melhor condição de pagamento, como um parcelamento sem juros”, pontua.


O Dia dos Namorados, assim como datas como Dia das Mães, dos Pais, Páscoa, Natal e Ano Novo também precisa ser pensada com antecedência para não gastar além do esperado. Quanto mais cedo planejar o dia, mais fácil de encontrar o que deseja por um ótimo custo. E para quem deixou para a última hora, o interessante seria ir presencial em centro de compras para fazer a pesquisa, lembrando que os shoppings tendem a ficar ainda mais lotados próximos a datas comemorativas.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas