Dica

Controle de gastos e gestão financeira são essenciais em períodos de crise econômica

Atualizada em 11/10/2021 às 15:07
Por Redação

Efeitos da pandemia sobre os negócios devem permanecer ao longo de 2021 e gestão efetiva das finanças ajuda a evitar problemas


A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de incertezas e desafios para governos e empresas de todo o mundo: de acordo com dados das Nações Unidas, a economia mundial recuou 4,3% em 2020, e as dificuldades econômicas devem continuar ao longo de 2021. Por isso, a gestão financeira deve ser uma prioridade das empresas, especialmente em tempos de crise, para o controle de gastos e a manutenção de um fluxo saudável. 


“Sem uma administração apropriada dos recursos financeiros, as empresas ficam mais suscetíveis e vulneráveis em época de instabilidade do mercado”, explica Fillipe Piomonte, gerente comercial do sistema de gestão financeira YpControl. “Com a pandemia, muitas empresas foram obrigadas a reduzir as atividades temporariamente, o que se traduziu em queda de faturamento. Se não houver um planejamento prévio e a preocupação em manter um limite de gastos e uma reserva de emergência, o resultado pode ser o encerramento definitivo”, alerta.


É precisamente nesses pontos que a gestão financeira atua. De acordo com o gerente do YpControl, muitas empresas ainda adotam práticas defasadas de gestão: a utilização de planilhas, falta de digitalização de documentos e a ausência de comunicação efetiva entre diferentes setores são problemas comuns que resultam na má ingerência dos recursos.


“Mesmo após a pandemia, a previsão é de que o cenário econômico ainda demore algum tempo para alcançar um nível de estabilização. Por isso é preciso que, desde já, as empresas adotem um sistema que concentre todas as informações financeiras em um único lugar, permitindo a tomada de decisões a curto, médio e longo prazo e o acompanhamento em tempo real da situação financeira da organização”, comenta Fillipe.


Gestor deve manter-se sempre um passo à frente


A utilização de um sistema integrado de gestão financeira permite que as empresas se mantenham sempre alertas a fatores como fluxo de caixa, contas a pagar e emissão de contratos e boletos. Com essas informações, é possível controlar os gastos e potencializar os resultados em períodos de crise. “É possível, assim, ter um controle eficiente das finanças, evitando gastos desnecessários que podem funcionar como uma reserva para os momentos mais difíceis. A empresa fica, dessa forma, sempre à frente de eventuais problemas”, conclui Fillipe.


Como controlar gastos em períodos de crise


1. Prever o cenário é essencial: o ideal é sempre realizar um levantamento das despesas previstas para os próximos meses;

2. Utilizar um sistema integrado de gestão financeira, que forneça informações em tempo real para a tomada de decisões e simplifique os processos, evitando despesas desnecessárias;

3. Diversificar as formas de pagamento e evitar o atraso no pagamento de contas;

4. Conhecer o fluxo de caixa e dividir as despesas fixas e variáveis ajuda a ter uma clareza maior sobre a saúde financeira da empresa.

(Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas