Dica

Confira dicas para não desorganizar sua vida financeira no feriado de carnaval

Atualizada em 25/02/2022 às 16:56
Por Redação

Este ano, o feriado de carnaval acontece no dia primeiro de março e, de acordo com o calendário bancário, as agências estarão fechadas desde o dia 28 de fevereiro e reabrem, apenas, na quarta-feira de cinzas ao meio dia. 


Acontece que os boletos não param de chegar durante as festividades e datas comemorativas. Muita gente acaba deixando para pagar as contas após o feriado, o que pode gerar multas e juros a depender das datas de vencimento.


Pensando nisso, a Gabriela Viana, Co-CEO do Friday, aplicativo de pagamentos digitais que executa as transações de forma automática, dá duas dicas para manter as finanças organizadas durante o feriado. 


Confira abaixo.


1- Conte com as ferramentas disponíveis

Existem muitos aplicativos de pagamentos digitais. O Friday, por exemplo, agrupa todas as contas registradas no CPF de cada usuário, as organiza em uma timeline e efetua os pagamentos automaticamente. Então, o melhor dos cenários, seria a pessoa usar uma ferramenta assim, justamente para não precisar se preocupar com datas de vencimento e atrasos. Basta transferir um valor suficiente para a própria conta no app e pronto, seus pagamentos serão efetuados e você receberá os comprovantes pelo WhatsApp.


2- Se atente ao tipo de conta

Normalmente, as contas de consumo como água e energia elétrica, já chegam com as datas de vencimento alteradas nos feriados nacionais. Os carnês e boletos que vencerem durante o carnaval, poderão ser pagos, sem acréscimo, no primeiro dia útil subsequente. Contudo, justamente pela “facilitação”, as filas dos bancos tendem a se formarem muito cedo e a ficarem enormes na quarta-feira, por isso, é interessante contar com os aplicativos mais uma vez. Porém, se você precisa economizar ainda mais seu tempo, é interessante buscar uma alternativa que reúna suas despesas em uma única plataforma, em vez de manter vários apps, de diversos bancos diferentes.


3 - Cuidados com golpes de pagamento

No ano passado, a OLX, junto com a AllowMe, divulgou o resultado de um estudo que concluiu que o golpe do falso pagamento, na época, representava 42% dos casos de golpes financeiros. De lá pra cá, as modalidades dos golpistas evoluíram, por isso, todo cuidado é pouco. Durante o carnaval, é comum ver ambulantes vendendo bebidas e comidas de rua e aceitando pagamentos em cartão de crédito ou débito, por exemplo. O mais recomendável é bloquear a função de aproximação, para o caso de perda, furto ou roubo, ou ainda para evitar que os golpes se tornem mais fáceis ao dispensar a necessidade de senha. Melhor ainda é usar dinheiro vivo nessas ocasiões. No caso dos pagamentos digitais, procure usar uma plataforma com verificação de legitimidade de boletos. (Com assessoria).


Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas