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Black Friday: melhor momento para comprar é um mês antes, aponta pesquisa

Publicado em 24/11/2023 às 15:51
Por Redação

Estudo da BigDataCorp monitorou os preços de mais de 9 milhões de produtos em 1,7 milhão de sites e revelou que a média de preços aumentou 3% na data promocional


O brasileiro tem que analisar e controlar bem sua carteira e impulso para não entrar na onda de consumo desta época do ano e cair na black fraude. De acordo com pesquisa sobre Black Friday, realizada pela BigDataCorp, ao contrário do esperado, os consumidores estão encontrando um aumento médio de preços de cerca de 3% durante a data, quando comparados aos preços praticados dois meses antes do evento. Também foi identificado um padrão de comportamento em que muitas empresas elevaram os preços de seus produtos entre um mês e duas semanas antes da Black Friday, apenas para oferecerem promoções baseadas nesses preços mais altos durante a data, criando a ilusão de grandes descontos.


Olhando especificamente para os produtos que aumentaram de preço, houve um comportamento de tentar vender pela “metade do dobro” (ou mais). As empresas aumentaram significativamente os preços entre um mês e 2 semanas antes da Black Friday, e depois fizeram promoções em cima desses preços maiores para parecerem grandes ofertas.


A pesquisa também mostrou que continua a tendência de antecipação dos anúncios relacionados com a Black Friday. Dois meses antes da data, já havia uma quantidade significativa de sites exibindo banners, popups e outros tipos de anúncios divulgando possíveis promoções. Além disso, mais de 55% dos produtos tiveram um aumento de preço durante a Black Friday ou mantiveram o de antes, porém 45% dos produtos apresentaram descontos na data em comparação ao período anterior.


Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp ressalta que, na média geral de todos os 9 milhões de produtos que foram monitorados em todas as categorias, não houve desconto real na Black Friday. “Pelo contrário, vimos um aumento de preços. Isso não significa que não existam ofertas, mas é uma informação a se considerar”, comenta.


Por outro lado, produtos que realmente tiveram descontos mostraram uma progressão de preços ao longo do período de monitoramento, atingindo o maior nível de desconto na Black Friday em si. De acordo com o executivo, "os consumidores que estão de olho nas melhores ofertas devem considerar que o melhor momento para comprar é no final de outubro e início de novembro, aproximadamente um mês antes da Black Friday", revela o especialista em dados. A BigDataCorp monitorou mais de 9 milhões de produtos e 1,7 milhão de sites. No período de 8 semanas antes da Black Friday, 53% dos sites exibiam anúncios relacionados à data, aumentando para 99% durante a Black Friday.


Celulares, tablets, artigos de festas, eletrodomésticos e colchões tiveram os maiores aumentos de preços antes da Black Friday

A pesquisa trouxe que celulares e smartphones lideram com um aumento extraordinário de 214%, seguidos de perto pelos Tablets, com um aumento de 111%. Esses números chamam a atenção dos consumidores que esperavam encontrar grandes descontos nesses produtos durante a Black Friday. O aumento drástico nos preços sugere que os consumidores precisam ser cautelosos ao comprar dispositivos eletrônicos durante a data.


Além disso, artigos de festa também tiveram um aumento notável de 101%. Com a proximidade das festas de fim de ano, esse aumento de preços pode impactar diretamente o planejamento de eventos e celebrações. É fundamental que os consumidores estejam cientes dessa tendência ao adquirir itens para festas durante a Black Friday.


Para o CEO, os resultados do relatório preocupam aqueles que querem adquirir produtos com desconto. “A Black Friday é uma data que deveria beneficiar tanto os consumidores quanto as empresas, mas algumas empresas se aproveitam da alta demanda para aumentar os preços de seus produtos”, afirmou.


Outras categorias que registraram aumentos significativos incluem Eletrodomésticos, com um aumento de 78%, e Colchões, com um aumento de 70%. Essas variações de preços destacam a importância de pesquisar e comparar preços antes de efetuar compras durante a Black Friday, para evitar surpresas desagradáveis.


Beleza e Perfumaria lideram o ranking de descontos

Beleza e perfumaria lideram com um desconto de 66%, seguidos de perto pelos Games com um desconto de 62%. Essas categorias estão entre as mais procuradas pelos consumidores durante a Black Friday, e os descontos substanciais oferecidos representam uma excelente oportunidade para economizar em produtos de beleza, perfumes e jogos. Além disso, Jóias e Bijuterias registraram um desconto significativo de 46%, tornando esta categoria atrativa para quem procura presentes sofisticados com preços reduzidos.


Outras categorias que apresentaram descontos consideráveis incluem Antiguidades e Coleções, com um desconto de 33%, e Bebê, com um desconto de 21%. Essas variações de preços destacam a diversidade de oportunidades de economia que a Black Friday oferece, abrangendo desde produtos de coleção até itens para bebês.


O executivo comenta que os descontos demonstram uma boa oportunidade para os clientes: “A Black Friday é uma data que pode beneficiar tanto os consumidores quanto as empresas, mas é preciso saber escolher as melhores ofertas. Vimos que algumas categorias ofereceram descontos reais e expressivos, que podem fazer a diferença no bolso dos consumidores”, afirmou.


A pesquisa realizada pela BigDataCorp não analisou preços de hotéis, passagens, aluguel de carros e outros tipos de preços que dependem da configuração de uma data para a sua compra. Foram monitorados especificamente preços de produtos físicos e virtuais vendidos nos e-commerces e marketplaces do Brasil. Os dados foram coletados de oito semanas atrás até hoje às 6h da manhã.


Sobre a BigDataCorp

A BigDataCorp é a maior datatech da América Latina. Líder no mercado, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhão de fontes globalmente. São mais de 100 petabytes de informação tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. Para auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados são disponibilizados através de uma Plataforma de Dados, que reúne milhares de informações sobre pessoas, empresas e produtos, e que pode ser facilmente integrada com qualquer processo operacional. A empresa oferece ainda dois aplicativos construídos sobre a plataforma para resolver problemas específicos: o BigID, um produto completo de validação de identidade e prevenção à fraude; e o BigMarket, que entrega índices econômicos e estudos de mercado através de dados alternativos. A BigDataCorp é brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo.


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