Dica

Arquiteta, que atua em JP, traz dicas de como melhorar seu ambiente de trabalho em casa

Atualizada em 19/05/2021 às 16:19
Por Redação

O teletrabalho, ou mais popularmente conhecido como home office, ganha cada vez mais adeptos nas empresas e também entre os profissionais.  Se antes era uma modalidade de trabalho com pouca adesão, com a pandemia tornou-se o modelo padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras, segundo um levantamento feito pela consultoria BTA.

Há muitas vantagens em trabalhar de casa: desde a comodidade de estar no lar, uma rotina mais flexível, maior produtividade, redução de gastos, além da qualidade de vida, ao evitar o estresse diário no trânsito.

Porém, para conseguir tirar proveito do home office, é preciso alguns cuidados com a rotina. Principalmente com a adequação do ambiente de trabalho, para que não acabe prejudicando a saúde ou misturando pessoal com profissional.

A arquiteta Georgia Suassuana, parceira da Alliance, selecionou três dicas importantes para melhorar o espaço home office e tornar a experiência muito mais prazerosa e produtiva: “Investir, mesmo que num projeto simples, com pequenas mudanças dentro de casa, pode fazer a diferença no trabalho home office, trazendo um melhor rendimento e maior concentração e inspiração no dia-a-dia”

1. Conforto:

Não importa onde você terá seu espaço de trabalho - na sala, na varanda, no quarto ou mesmo num escritório – a prioridade número um é o conforto. É preciso ter uma mesa e cadeira adequados para que não atrapalhe sua postura e, consequentemente, a saúde.

Outro detalhe é a tela do computador, que deve estar na altura dos olhos para evitar dores no pescoço. O ideal é utilizar um suporte para a tela, para que o monitor fique num ângulo melhor.

2. Iluminação:

Se puder escolher, prefira montar sua estação de trabalho próximo a janelas, para que seja bem arejado e que consiga iluminação natural boa parte do dia.

Porém, mesmo com boa iluminação natural é importante pensar nas luzes. Uma dica que pode ajudar no trabalho e tornar o ambiente mais bonito e aconchegante são as luminárias de mesa. Existem vários modelos e é só escolher a que mais combina com seu estilo.

Vale destacar que as luzes de cor branca tendem a estimular o cérebro e as luzes amarelas proporcionam um ar de conforto.

3. Organização:

Ninguém merece trabalhar num ambiente bagunçado, por isso opte por mesas com gavetas. Além disso, uma opção prática e que pode ficar bonita são a utilização de nichos e prateleiras nas paredes. Ao organizar os materiais de trabalho, a rotina fica muito mais tranquila e o ambiente muito mais bonito.

Home & business

Segundo pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half, 86% dos colaboradores das empresas querem trabalhar de casa mais vezes por semana, mesmo após o fim do isolamento, o que mostra que o home office veio para ficar.

Mas para aqueles que mesmo com todas as adaptações e dicas para melhorar o home office, não conseguem trabalhar em casa, uma boa opção são os empreendimentos multiuso, que são conhecidos como condomínios mistos ou Home & Business e têm o objetivo de oferecer uma maior praticidade na rotina doméstica e profissional dos moradores.

Em João Pessoa, dois empreendimentos de destaque da construtora Alliance são o Alliance Plaza Home & Business e o Altiplex José Olímpio. Ambos oferecem a oportunidade de trabalhar e morar no mesmo condomínio.

E mesmo quem escolheu um dos empreendimentos apenas como moradia, tem a comodidade e acesso fácil a serviços variados, clínicas médicas, escritórios e espaços para alimentação. Tudo isso com a segurança de ter sua casa ou seu negócio protegidos e monitorados por profissionais qualificados. (Com assessoria).

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas