Destaques

Software de gestão: 9 aplicativos que toda clínica particular deve usar

Publicado em 12/03/2024 às 16:23
Por Redação

O investimento em softwares de gestão para médicos cresceu 79%, atingindo a marca global de US$57,2 bilhões. Entenda por que e conheça as melhores ferramentas


Desde a chegada da pandemia de Covid-19, o investimento em aplicativos e programas de gestão no setor de saúde teve um crescimento exponencial. Segundo o relatório State of Digital Health da CB Insights, o setor recebeu US$57,2 bilhões no mundo inteiro 一 crescimento de 79%.


Não à toa, estas soluções tecnológicas são vistas por profissionais da saúde como centrais para facilitar os atendimentos de pacientes 一 seja enviando receitas médicas, laudos ou até para fazer a administração do consultório ou clínica.


Entre os principais benefícios dos softwares para médicos estão a redução de custos operacionais, agilidade de processos e otimização do fluxo de trabalho. Também é possível proteger os dados de pacientes e tratamentos, com a automação dos processos facilitando o acesso às informações e evitando erros no atendimento.


Como funciona um aplicativo de gestão de clínicas médicas

Criados para atender as demandas específicas de clínicas e consultórios médicos, os softwares de gestão oferecem funcionalidades que facilitam a administração delas. Com a evolução da internet, estes aplicativos operam na nuvem para facilitar o armazenamento de dados de maneira segura 一 e, é claro, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).


Desta forma, eles podem ser usados para fazer o agendamento de consultas e retornos de maneira ágil, simples e prática 一 concentrando as informações de pacientes, horários e profissionais.


Além disso, os softwares para médicos permitem aos profissionais usarem receitas, laudos e prontuários digitalmente. Não só economizam papel como também permitem que os pacientes não passem por uma situação muito comentada: entender a grafia. O uso da receita digital, inclusive, oferece maior comodidade e facilidade na hora de dar prosseguimento ao tratamento.


No âmbito do controle financeiro para clínicas médicas, monitorar o fluxo de caixa de maneira eficiente se torna ainda mais fácil. Além de cadastrar entradas e saídas com maior controle e visibilidade de dados, o planejamento financeiro é feito de maneira mais assertiva com relatórios gerenciais completos e cobranças online na própria plataforma.


Os melhores softwares de gestão de clínicas médicas

Existem muitas ferramentas de gestão para clínicas e consultórios médicos no mercado 一 cada uma com as próprias funcionalidades, podendo atender a especialidades específicas. Confira os mais completos do mercado:


1. Google Workspace

Apesar de não ser uma plataforma específica para profissionais da saúde, o Google Workspace pode ser usado para facilitar atendimentos e organizar agenda do consultório. Por ter uma interface intuitiva e de fácil uso, o Google Agenda pode marcar consultas e sua integração com o Google Meet permite o envio de salas para a realização de teleconsultas.


No âmbito administrativo, é possível usar o Google Sheets para criar planilhas completas de de simples uso para controlar o fluxo de caixa e o estoque. Vale ressaltar que não é uma solução específica para o setor e, por isso, é ideal para quem ainda não implementou um software específico.


2. Medscape

Reconhecido pela Food and Drugs Administration (FDA) e com mais de cinco milhões de usuários, o Medscape é um banco de dados completo e essencial para profissionais de saúde. Nele, é possível pesquisar sobre doenças, tratamentos, medicações artigos acadêmicos 一 facilitando não só o atendimento, como também o aprendizado.


Apesar de estar disponível apenas em inglês, ele também conta com funcionalidades como uma calculadora de especialidades e identificador de comprimidos. Por ser gratuita, é um aliado importantíssimo de qualquer profissional.


3. Doctoralia

Entre os principais sites para quem procura encontrar profissionais da saúde, o Doctoralia é essencial para quem procura ser encontrado pelos pacientes. Lá, é possível reunir todas as informações pertinentes como avaliações, datas disponíveis e convênios aceitos.


Além de servir como um guia de especialidades, a plataforma pode ser usada para o agendamento e realização de consultas presenciais ou teleconsultas 一 marcando e enviando lembretes.


4. Amplimed

Entre os principais sistemas para clínicas e consultórios está o Amplimed, usado para fazer toda a gestão do estabelecimento. Além de permitir controle de estoque e de fluxo de caixa, a plataforma reúne todas as informações do paciente em apenas uma técnica 一 também enviando receitas digitais de maneira segura e confiável.


5. IClinic

Outra solução completa para a gestão de clínicas é o IClinic, usado para atendimentos presenciais e remotos. Com uma interface intuitiva e de fácil uso para médicos e atendentes, a plataforma pode ser usado para a administração financeira e agendamento de consultas 一 e, é claro, envio de receitas digitais de maneira organizada.


6. ProDoctor

Usado principalmente para centralizar as informações dos pacientes em um lugar, o ProDoctor se destaca nas suas funcionalidades de comunicação entre colaboradores.


Além disso, a ferramenta possui os principais recursos de gestão usados para administrar clínicas, com destaque à calculadora de doses com base nas receitas médicas e armazenamento de dados para facilitar o tratamento.


7. iMedicina

Fazer a gestão da clínica pensando também em usar o marketing médico para impulsionar a presença digital é o principal diferencial do iMedicina. Além de permitir a realização de atendimentos e administração do negócio de maneira intuitiva, o software pode ser usado para criar um site completo para o estabelecimento 一 estreitando laços com os pacientes.


8. DoctorMax

Caso você esteja procurando um software focado na gestão financeira para médicos, o DoctorMax é a ferramenta ideal. Com interface de fácil uso e recursos para facilitar o controle de medicamentos e agendamentos, a plataforma oferece também conteúdos para capacitação dos colaboradores e suporte ágil e eficiente.


9. Conclínica

Para completar a lista de melhores ferramentas, o Conclínica se destaca por otimizar todos os setores dos estabelecimentos. Além de fazer agendamentos de maneira ágil e eficiente, a plataforma centraliza dados de pacientes para oferecer atendimentos mais humanizados.


Outro diferencial é o uso de relatórios completos para a gestão financeira ser mais eficiente e assertiva. Isso permite a simplificação da gestão e ao minimizar burocracias e tornar os processos administrativos mais simples como um todo.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas