Destaques

Sicredi investe R$ 818 milhões em seguros na Paraíba

Publicado em 06/03/2024 às 15:51
Por Redação

Números são referentes a seguros concedidos no estado em 2023


O Sicredi concedeu um total de R$ 818 milhões em seguros na Paraíba ao longo de 2023, de acordo com dados divulgados pela cooperativa. A intensificação desse tipo de investimento no estado acompanha uma tendência de crescimento no mercado de seguros entre os baianos.


De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), em 2024 a expectativa é que o setor alcance o maior percentual de crescimento da história, de 11,7%, com uma participação de 6,2% no PIB nacional.


Segundo Gabriela Nóbrega, analista de desenvolvimento de negócios da Central Sicredi Nordeste, os números refletem um maior interesse e conhecimento da população acerca do mercado de seguros. “Um seguro oferece uma camada de segurança financeira, nos casos de imprevistos, protegendo o segurado de possíveis riscos e prejuízos”, explica Gabriela Nóbrega.. 


Em todo o país, conforme a CNSeg, o produto com maior valor de pagamento foi o Crédito e Garantia (82,2%), seguido de Responsabilidade Civil (40,9%) e Planos Tradicionais (28,6%). Entretanto, essas são apenas algumas das modalidades de seguros disponíveis no mercado.


“No âmbito pessoal, um seguro pode abranger diversos aspectos, como seguro de vida, seguro de saúde, seguro residencial e seguro de automóveis; já no âmbito profissional, existem seguros voltados para empresas e empreendedores, como o seguro empresarial, que protege o patrimônio da organização em caso de sinistros, e o seguro de responsabilidade civil, que cobre danos causados a terceiros durante a prestação de serviços”, diz Gabriela.


Com a possibilidade de aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 29/2017, que regulamenta a área e elenca mecanismos de transparência e segurança para os consumidores, a expectativa é que o setor alcance uma parcela ainda maior da população em 2024.


Central Sicredi Nordeste

A Central Sicredi Nordeste há mais de 30 anos auxilia no cooperativismo financeiro das regiões e contribui com a economia local, com geração de emprego e renda, inclusão e educação financeira e no desenvolvimento regional. A Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas, que atualmente, no Nordeste, somam 145 agências do Sicredi e cerca de 210,8 mil associados entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas