Destaques

Professores e estudantes paraibanos já se preparam para encarar as mudanças do Enem 2024

Publicado em 08/04/2022 às 09:13
Por Redação

A partir de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá mudanças na configuração e modelo da prova. Isso significa que deixará de ter apenas questões de múltipla escolha, com a redação, e passará a ter, também, questões dissertativas, ou seja, perguntas abertas, que exigirão justificativa das respostas. Diante do anúncio recente do MEC, professores e estudantes paraibanos já começaram a se preparar, com objetivo de fazer os devidos ajustes com tempo e sem grandes prejuízos.

 

O professor e doutor, Caio Américo, explicou como está sendo este processo de transição no meio escolar. “As escolas já começaram a implementar em seus Projetos Pedagógicos (PP) os pressupostos do novo ensino médio, ou seja, já estão preparando os estudantes para essa nova realidade e, consequentemente, para encararem as mudanças do Enem 2024 com mais tranquilidade”, disse. “O novo Enem objetiva privilegiar as aptidões e pretensões futuras dos alunos. Além disso, com a implementação dessas questões discursivas e com a enorme interdisciplinaridade disposta na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essas mudanças irão otimizar o pensamento reflexivo e crítico dos estudantes”, complementou o professor, que ensina no Aprova Nexus. 


É importante destacar que a nova versão das provas indica que o primeiro dia será focado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e terá maior ênfase em matemática e português; o segundo dia será direcionado ao bloco de áreas do conhecimento ligado ao curso superior que o estudante escolheu. Dessa forma, serão basicamente quatro blocos: Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais aplicadas; Linguagens e Ciências Humanas e Sociais aplicadas; Matemática e Ciências da Natureza; e Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 


O Aprova Nexus possui uma metodologia que já abrange todas as novas modificações propostas para o Enem de 2024 e atende quem deseja começar a se preparar para estudar neste novo formato. Os pacotes de estudos disponíveis oferecem opções variadas para todas as disciplinas, que auxiliam a prática e o desenvolvimento intelectual através da realização de simulados com a estrutura do Enem até a produção de redações semanais para praticar a dissertação e argumentação. A equipe é formada por professores pertencentes às áreas de atuação e tem como principal propósito fazer com que os estudantes consigam tirar nota máxima nas matérias com correções humanizadas.    



Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas