Destaques

Procura por fisioterapia pélvica cresce na PB e especialista destaca atendimento para gestantes

Atualizada em 11/07/2023 às 12:47
Por Redação

Quando falamos em saúde e bem-estar, há uma especialidade que merece destaque, mas ainda é pouco conhecida por muitas pessoas: a fisioterapia pélvica. Nos últimos anos, essa abordagem terapêutica vem ganhando reconhecimento no Brasil, mostrando-se eficaz na prevenção e tratamento de disfunções pélvicas, principalmente no caso das gestantes. Na Paraíba, esse campo também está em ascensão, trazendo resultados positivos à qualidade de vida dos pacientes.


A fisioterapia pélvica é uma área de atuação específica dentro das terapias que se dedicam ao tratamento de condições relacionadas a essa região do corpo, como incontinência urinária, disfunções sexuais, dores crônicas, entre outras. “A procura tem aumentado significativamente nos últimos anos e esse crescimento reflete a demanda por tratamentos eficazes e personalizados”, declarou a fisioterapeuta Bruna Martins, que trabalha na área em João Pessoa. “Além de reabilitar, a terapia também atua na promoção de saúde e prevenção de agravos, e no bem-estar da mulher não seria diferente. A fisioterapia pélvica tem se mostrado eficaz ao longo de todas as fases da vida feminina. Na gestação, por exemplo, ela auxilia no desenvolvimento do corpo para o parto, na redução de dores próprias dessa fase e no tratamento de disfunções referentes ao ato de urinar, nos distúrbios da incontinência fecal e naqueles relacionados à parte sexual”, complementou.







Segundo a fisioterapeuta, a abordagem consiste em técnicas e exercícios específicos, que visam fortalecer e reeducar a musculatura, promovendo a reabilitação da região afetada. Além disso, a terapia também engloba orientações quanto à postura, hábitos saudáveis e cuidados com o bem-estar pélvico em geral. Bruna ressalta que a especialidade é oferecida de forma particular e, também, por convênios de saúde, a exemplo do plano da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba, o “Afrafep Saúde”.


“A terapia de recuperação pélvica tem trazido melhorias significativas para a vida dos pacientes atendidos pela Afrafep. Essa abordagem terapêutica merece reconhecimento, pois oferece vantagens notáveis no tratamento de várias condições do corpo, em especial para as gestantes. Nosso compromisso é promover, cada vez mais, o acesso a essa especialidade e assegurar um atendimento de qualidade”, declarou a presidente da Associação, Elaine Carvalho. 


Segundo a Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP), o Brasil possui, atualmente, cerca de 1.500 profissionais que atuam com essa especialidade em todo o território nacional.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas