Destaques

“Portal Ideia Positiva” vence Prêmio BNB de Jornalismo em principal categoria nacional

Publicado em 07/04/2021 às 18:49
Por Redação

Intitulada “Resilientes”, reportagem vencedora destacou alternativas que fizeram empresários se readaptarem para seguir em frente mesmo com a pandemia

O Portal Ideia Positiva foi o grande vencedor do Prêmio Banco do Nordeste (BNB) de Jornalismo 2020. Com a reportagem especial “Resilientes – Empresários revelam alternativas que os fizeram se  readaptar e seguir em frente mesmo com a pandemia”, o portal conquistou a principal categoria do prêmio. A matéria, veiculada em 29 de dezembro do ano passado, é de autoria dos jornalistas Richelle Bezerra, Josi Simão e Isabelle Vasconcelos. O anúncio dos vencedores ocorreu em pleno Dia do Jornalista (07/04). Esse foi o 2º prêmio de jornalismo conquistado pelo Portal Ideia Positiva em pouco mais de um ano.

Clique AQUI e confira a reportagem vencedora!

Foram premiados, ao todo, 18 trabalhos jornalísticos, distribuídos nas categorias Nacional Rádio, Nacional Impresso, Nacional Audiovisual, Nacional Internet, Universitário, Extrarregional e 11 prêmios regionais, contemplando produções dos nove estados da Região e de Minas Gerais e do Espírito Santo, que integram a área de atuação do BNB

O Prêmio que reconhece produções jornalísticas as quais retratam iniciativas sobre desenvolvimento regional, em seus diversos aspectos, recebeu 150 inscrições. Os trabalhos foram classificados nas categorias Grande Prêmio, Profissional e Universitário.

A divulgação dos vencedores, em 2021, deve-se à suspensão do Prêmio, em 2020, em consequência da crise sanitária. Em dezembro do ano passado, o Banco reabriu as inscrições,  possibilitando maior participação dos profissionais de imprensa em uma das premiações mais importantes do país.

Importância do Prêmio

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional contempla trabalhos jornalísticos profissionais e universitários publicados ou veiculados em território nacional, que retratem iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitem o principio da diversidade cultural. A premiação foi criada em 1980 e, até 1999, agraciou apenas trabalhos publicados em mídia impressa. Retomado em 2003, passou a premiar também trabalhos fotográficos publicados em mídia impressa e, ainda, trabalhos eletrônicos de rádio, TV e internet. A partir da edição 2016, o projeto institui o Grande Prêmio Nacional, que seleciona o melhor trabalho inscrito, independentemente da mídia para qual foi produzido.

2º Prêmio em cerca de 1 ano

Esse foi o 2º prêmio de jornalismo conquistado pelo Portal Ideia Positiva em pouco mais de um ano. Em fevereiro de 2020, a equipe venceu o Prêmio Nacional CONIF de Jornalismo, na categoria Internet. A reportagem vitoriosa foi “Educação Técnica Empreendedora: Caminho Promissor”, publicada no mês de dezembro de 2019.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas