Destaques

Paraibana será destaque no maior evento de tipografia do país

Publicado em 21/08/2023 às 14:13
Por Redação

A empreendedora, ativista social e artista visual, Fany Miranda, irá representar a Paraíba no maior evento de tipografia do Brasil, o "DiaTipo", que começará nesta quinta-feira (24) e será realizado até sábado (26), em Belém, no Pará. A iniciativa reúne profissionais e entusiastas da área para apresentações artísticas, palestras, debates e workshops que celebram a riqueza cultural das letras.


Criado em São Paulo, há treze anos, o DiaTipo tem se expandido por diferentes estados brasileiros. Fany já participou de outras três edições, nas cidades de Brasília, Goiânia e São Paulo. “É uma experiência incrível, que une os amantes da ‘arte com letras’. O evento visa fortalecer, ainda mais, o mercado criativo, com uma programação intensa de palestras e oficinas, todas centradas na prática tipográfica, como forma de expressão, comunicação e arte”, declarou a paraibana, que também vai estar à frente da oficina “Estamparia Adinkras: Estéticas Africanas”. 


Fany começou a empreender em 2006, quando vendia brigadeiros na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Aos poucos, foi apostando em diferentes segmentos, até que decidiu transformar o que, na época, era um hobby como fonte de renda: a caligrafia artística. Hoje, se destaca não apenas por sua dedicação a essa arte e à ilustração em grafite, mas também por sua atuação como presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) e do projeto social “Jampa Invisível”, que busca dar apoio às pessoas em situação de rua.


“Atualmente, consigo ser reconhecida como artista visual e isso me orgulha, em virtude das dificuldades pelas quais já passei. Viver de arte é um grande desafio e conquistar independência financeira, por meio dela, me faz sentir mais realizada. Algo que me estimula a continuar trilhando o meu caminho", destacou. 


Agora É Avera

Na semana passada, Fany participou do Festival Internacional de Grafite “Agora É Avera”, na cidade de Aracaju, em Sergipe. O evento, que teve duração de três dias, contou com a participação de 30 artistas que fizeram um mural na maior comunidade do estado, o bairro de Santa Maria. “A iniciativa não é só sobre 'tinta na parede' mas sobre transformação socioambiental. Trabalhamos por seis meses pra esse evento, fazendo a limpeza da comunidade, retirando todo o lixo, organizando o ambiente etc. Foi uma experiência marcante, encher um bairro com cores, dar mais beleza à comunidade, que já é linda, foi maravilhoso”, disse Fany Miranda. A paraibana participou da produção do evento, pintura do mural e também prestou o workshop “Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa”. 


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas