Destaques

Livro que apresenta dicas para quem quer se tornar líder inspirador será lançado no próximo dia 13/06, em JP

Publicado em 02/06/2023 às 15:09
Por Redação

Será lançado, no próximo dia 13/06, às 19h30, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, o livro “Liderança de alta performance - Guia prático para se tornar um líder inspirador”, de autoria do professor universitário Carlos Ernesto. A obra discute temas como: inteligência emocional, comunicação assertiva, escuta ativa, recrutamento e seleção de colaboradores, feedback construtivo,  administração de conflitos e competências essenciais para formar líderes efetivamente bem-sucedidos, com equipes autogerenciáveis e de alta performance. 


“No geral, falamos sobre adaptabilidade, equilíbrio emocional, foco, resiliência e autodesenvolvimento”, revelou o autor, que tem mais de 25 anos de experiência no assunto e também atua como executivo e consultor de gestão. Segundo ele, ter líderes capacitados em todos os níveis de uma organização é fundamental para o sucesso dela em longo prazo. “É comum que a arquitetura interna para o desenvolvimento de lideranças esteja comprometida ou nem sequer exista dentro das empresas e isso faz uma grande diferença”, complementou. 


Carlos Ernesto apresenta algumas dicas que podem auxiliar os líderes empresariais no processo de autoconfiança e desempenho de alta performance. “Muitos líderes, gestores de equipe e empresários enfrentam um grande desafio: a comunicação no ambiente organizacional. Quando pensamos em comunicação, geralmente pensamos apenas na habilidade de falar e de se expressar bem. Entretanto, o escutar ativamente é parte igualmente importante no processo de se comunicar. A escuta ativa pode ser entendida como uma forma de ouvir com atenção e responder a um interlocutor de modo que a compreensão, a interação e a confiança mútuas sejam ampliadas”, disse o autor do livro. 


Outro ponto a ser considerado é a assertividade na comunicação. Quando dizemos que uma pessoa é assertiva, estamos dizendo que ela tem a habilidade de comunicar com precisão aquilo que ela gostaria de dizer. Muitas pessoas não têm a coragem de dizer o que pensam, de expressar claramente suas opiniões. É preciso saber se comunicar, nem passiva nem agressivamente, mas de forma eficaz e equilibrada”, ressaltou.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas