Destaques

Expo turismo: feira trará discussão sobre inovações no turismo regional

Publicado em 24/05/2023 às 15:09
Por Redação

Programação é realizada Sebrae/PB e parceiros e acontece neste mês de maio na cidade de João Pessoa


Discutir a formulação de estratégias com foco direcionado ao processo de inovações no ambiente do turismo regional. A Expo Turismo Paraíba 2023, feira organizada pelo Sebrae/PB e parceiros, vai trazer esse tema como um dos destaques de programação que acontecerá entre os dias 25 e 27 deste mês, na cidade de João Pessoa. O evento está inserido no calendário como um dos principais do setor na região do Nordeste.  


Considerada como uma das principais consultoras com palestras realizadas no Brasil e vários outros países com abordagem em tendências, marketing e transformação digital no turismo, Marta Poggi é um dos nomes confirmados para discutir o tema no "Seminário Boas Práticas do Turismo", atividade que acontece como parte das ações da feira e que será realizado no sábado (27).  







Além de fundadora do Blog Agente no Turismo, ela é sócia da Strategia Consultoria, mentora de startups de turismo, autora da coluna Turismo Digital, no portal Mercado & Eventos e tem atuação no setor de turismo há 27 anos.  


"Na minha palestra irei abordar as principais tendências do turismo e como a economia criativa compõe produtos inovadores para viajantes e moradores locais. Irei mostrar ainda alguns cases de sucesso de forma a inspirar o público. Acredito que a inovação é fundamental para a sobrevivência dos negócios e dos destinos turísticos. Quando falamos sobre inovação no turismo, muitos associam com tecnologia, mas essa inovação pode ser não tecnológica. Como por exemplo, o turismo de experiência, o turismo criativo", destaca Marta Poggi. 


Quem também estará como palestrante no seminário será o empresário, Sergeano Xavier. Sua participação é reservada aos detalhes da experiência do turista na pousada Rural Matuto Sonhador, estabelecimento que fica localizado no município de Cabaceiras, na região do Cariri paraibano. "É muito comum nesse tipo de experiência do turismo, e isso acontece em nosso ambiente, a criação de laços com os hóspedes. Esse aspecto faz com que eles se sintam à vontade, conheçam melhor a história do local e aproveitem dessa forma melhor o momento. A pousada existe há dois anos e desde o início de suas atividades muita coisa vem mudando na região a partir da exploração do turismo, especialmente pela valorização das características da região", ressaltou. 


De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a programação vai abranger diversos temas e contar ainda com a participação de profissionais, autoridades e convidados de diferentes regiões do estado e do país. 


"A feira tem primado por apresentar experiências de mercado, mas também mostrando a gestão do conhecimento. Todas as atividades da programação chegam para somar e gerar insights para que as empresas estejam em sintonia com as tendências, inovações e atentas aos eixos estratégicos que levam as cidades e os destinos turísticos a serem inteligentes", disse.   


Os eixos considerados como estruturantes para construção dos destinos turísticos inteligentes são: governança, experiência, inovação, sustentabilidade e mercado. "A expectativa para essa edição do evento é que seja superior ao que aconteceu o ano passado, inclusive pela ampliação para participação de empreendimentos e municípios, além da presença de operadoras de turismo e caravanas de diversas regiões do Brasil", concluiu Regina Amorim. 


Além do seminário, a programação inclui a realização de visitas técnicas em rotas turísticas, rodadas de negócios, apresentações culturais e degustação da produção artesanal de alimentos e bebidas, palestras tratando o desenvolvimento de experiências do setor, além de um encontro com prefeitos e secretários municipais de turismo e da cultura.   


Expo Turismo Paraíba – a feira contará com uma estrutura com mais de 300 estandes para receber expositores do território paraibano e de outros estados brasileiros. Na última edição, o evento contou com a presença de mais de 500 expositores e representantes de 90 municípios do estado, além da visita de cerca de 10 mil pessoas, que acompanharam as atividades de forma presencial e digital.   


Para ter acesso a outras informações e verificar o andamento dos preparativos da programação, o público pode acessar o endereço eletrônico: https://cloud.divulga.sebraepb.com.br/expo_turismo e acompanhar a divulgação do evento. 


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas