Destaques

Especialista apresenta dicas para dinamizar férias com crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista

Publicado em 20/07/2023 às 15:52
Por Redação

Estamos em pleno período de férias escolares e muitas famílias vivem uma realidade distinta nesse período. É que a presença das crianças em casa muda a rotina de pais e responsáveis. Para quem tem filhos neuroatípicos, a exemplo daqueles que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), a atenção precisa ser ainda maior. Com algumas estratégias adequadas, é possível proporcionar experiências positivas e inclusivas. A fonoaudióloga Tatianna Wanderley, que atua na Paraíba e é especializada no atendimento de crianças neuroatípicas, apresenta algumas dicas:


  • Conheça as necessidades individuais: “É importante entender as necessidades específicas dessas pessoas”, declarou. “Conversar com terapeutas, profissionais de saúde e educadores para obter informações sobre as preferências, desafios e estratégias eficazes para lidar com a criança durante as férias”, enfatizou.


  • Planeje com antecedência: O planejamento é fundamental para evitar surpresas e minimizar situações estressantes. “Pesquise destinos, atividades e eventos que possam ser adaptados para os pequenos, considerando suas preferências e limitações. Faça uma programação flexível, com tempo suficiente para transições e descanso”, explicou.


  • Comunique-se de forma clara: “Utilize linguagem visual e ferramentas de comunicação alternativa para ajudar a criança a compreender as atividades e expectativas durante as férias. A comunicação é fundamental em qualquer relação, mas com os pequenos neuroatípicos esse cuidado precisa ser muito mais claro. Isso pode incluir o uso de calendários visuais, pictogramas ou outras formas de comunicação adaptada”, esclareceu.


  • Escolha locais inclusivos: “Ao selecionar destinos e atividades, é ideal que você escolha locais que sejam inclusivos e acolhedores para crianças neuroatípicas. Considere espaços tranquilos, opções de descanso e atividades sensoriais que possam atender às suas necessidades, sempre respeitando o limite individual”, informou Tatianna.


Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma a cada 36 crianças possuem o Transtorno do Espectro Autista. 


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas