Destaques

Dia Mundial da Água: MRV atua para preservar o meio ambiente

Publicado em 22/03/2023 às 14:10
Por Redação

Iniciativas tratam sobre reuso e economia do recurso natural na construção civil e também nas novas moradias


A água é um recurso essencial, tanto para a conservação da vida quanto para o desenvolvimento sustentável da sociedade. E o Dia Mundial da Água (22 de março), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforça a importância da reflexão sobre a responsabilidade do uso eficiente e consciente dos recursos hídricos. Assim, iniciativas sustentáveis se destacam nos mais diferentes setores da sociedade, incluindo a área da construção civil.


A MRV&CO se destaca com trabalhos de eficiência no uso dos recursos naturais nos seus canteiros de obras. A companhia monitora o consumo da água e define como meta constante a redução em 2% ou mais no consumo em relação ao ano anterior. Em 2022, as iniciativas de reaproveitamento nas obras propiciaram um volume de reutilização de 722,3 m3 de água.






Na Paraíba, as principais práticas que a MRV aplica nas suas obras são:

- reuso da água usada nas pias dos vestiários nas descargas de mictórios, com dispositivo e caimento que permita passagem da água; 


- reuso da água da limpeza das betoneiras (equipamento para misturar materiais da construção civil), depois de decantada e filtradas as impurezas, para limpeza de equipamentos e pisos; 


- captação da água da chuva do telhado dos escritórios temporários do canteiro de obras para reutilizar na lavagem de equipamentos, limpeza de áreas e irrigação de jardins - o mesmo pode ser feito com a água do ar condicionado.


"Desenvolvemos e orientamos nossos colaboradores sobre a importância das ações práticas nos canteiros de obras. É fundamental gerir as atividades e produzir da forma mais limpa e sustentável possível, especialmente com relação à água, um recurso natural limitado e essencial. Sustentabilidade precisa estar junto da matriz de negócios da nossa operação", explica Lucas Liporoni, gestor regional de obras da MRV na Paraíba.


Selo Casa Azul

A MRV lidera a lista de empreendimentos certificados com o “Selo Casa Azul” da Caixa Econômica Federal, conferidos a projetos habitacionais que adotam soluções eficientes no desenvolvimento, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações. Entre mais de 80 empresas do segmento, a MRV lidera o ranking com 39 empreendimentos homologados.


O residencial Reserva Almagre, localizado na praia de Intermares, em Cabedelo, é  um dos projetos que recebeu o certificado Selo Azul, que garante empreendimentos habitacionais que priorizam o uso racional de recursos naturais na construção e que se integram à área de intervenção, trazendo impactos positivos.


Com 288 unidades, um dos critérios que o residencial foi avaliado foi o de gestão da água e práticas sociais. “Essa certificação reforça ainda mais as características sustentáveis do empreendimento e sua qualidade. Além disso, será possível garantir benefícios econômicos para os nossos clientes, contribuindo para uma maior satisfação com suas moradias”, afirma Lucas Liporoni.


Sobre MRV

Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão MRV 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo sétimo ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder Com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis. Saiba mais sobre a MRV, acesse www.mrv.com.br.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas