Diante das perspectivas, Sebrae Paraíba destaca dicas para que os pequenos negócios possam incrementar as vendas nas próximas semanas
Segunda data mais importante do ano para as empresas brasileiras, o Dia das Mães é uma ótima oportunidade para movimentar as vendas, reaproximar clientes e conquistar novos consumidores. Para a celebração deste ano, a segunda em meio à pandemia do coronavírus, o Sebrae Paraíba alerta que duas tendências serão especialmente fortes: as vendas on-line e a concorrência acirrada. Dessa forma, é importante que os pequenos negócios estejam atentos às particularidades do atual cenário, de modo a aproveitá-lo da melhor forma possível.
De acordo com as perspectivas, se destacarão em 2021 as empresas que possuírem melhor domínio das ferramentas digitais e mais conhecimento sobre estratégias de venda. Além disso, é fundamental que a empresa apresente ao seu público bons produtos e boas ideias de presentes. Por essa razão, com o objetivo de auxiliar os empreendedores no planejamento para a data, o Sebrae elencou algumas dicas que poderão fazer a diferença para as micro e pequenas empresas.
A primeira delas está relacionada com a definição de estratégias de venda. Essas estratégias são necessárias em qualquer época, mas, considerando que no Dia das Mães o apelo é muito forte, é fundamental apostar na criatividade e oferecer produtos e serviços que despertem o interesse dos clientes.
“Também é importante ressaltar que a palavra de ordem do momento no mercado é colaboração. Então, é interessante prospectar parcerias com outros empreendedores, buscando, por exemplo, reunir produtos de lojas diferentes, apostando na montagem de cestas e kits. Além disso, outra dica importante é investir em mimos e brindes, como cartões personalizados, focando no relacionamento com cliente”, enfatizou a gerente regional do Sebrae, Madalena Arruda.
Outro aspecto importante, considerando o distanciamento social imposto pela pandemia, é a oferta de presentes simbólicos, que possam ser enviados à distância, de produtos e serviços que não demandem a presença física no ato da compra, ou até mesmo de vouchers e vales-presentes. Nesse cenário, além do delivery, os empreendedores também podem trabalhar com um sistema híbrido, em que o cliente possa comprar pela internet ou por telefone e retirar na loja ou no sistema drive-thru.
Ao se planejar para o Dia das Mães, o empresário também precisa pensar em estratégias de divulgação. Para isso, ele pode contar, entre outros recursos, com as mídias sociais, que oferecem diversas ferramentas para a geração de resultados. Nesse ponto, é importante lembrar que o atendimento precisa ser ágil e eficiente.
“Antes de postar nas mídias sociais planeje bem a apresentação do seu produto ou serviço, para chamar a atenção do consumidor. Aposte em uma comunicação criativa e aproveite a oportunidade para criar promoções ou outras estratégias de relacionamento, que geram muito engajamento, direcionam o cliente para consumir novos produtos e fixam a sua marca junto ao consumidor”, acrescentou Madalena Arruda.
(Com assessoria).