Destaques

Clima ameno e foco em experiências incentivam o turismo rural no Nordeste durante o inverno

Publicado em 20/06/2022 às 15:13
Por Redação

Reconhecido principalmente pelo turismo de sol e praia, que pode ser aproveitado nos quentes meses de verão e até mesmo durante a primavera, o Nordeste tem visto crescer outro tipo de turismo nos períodos de clima mais ameno, a exemplo do inverno: o turismo rural. A região do Brejo paraibano, por exemplo, conhecida pelo seu charme, cidades históricas e temperaturas cujas mínimas podem ficar abaixo dos 15º C, é um dos principais expoentes deste tipo de turismo no estado.


A gerente regional do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, destaca que os empreendedores da região se preparam o ano inteiro para oferecer experiências e muita criatividade aos turistas que visitam a região durante os meses de junho, julho, agosto e setembro. “O Brejo veste-se de cor e alegria para celebrar os festejos juninos e rotas culturais, como os Caminhos do Frio e as Raízes do Brejo. A alta temporada ocorre nesses meses por conta dos eventos da região, bem como pelo clima maravilhoso e a possibilidade de dançar forró pé de serra e degustar a culinária regional”, afirmou.


Os destaques para quem visita a região são os passeios pelos belos engenhos, trilhas ecológicas, eco parque, visitas a túneis históricos e restaurantes rurais, além de experiências diversas na gastronomia. “A instância de governança, através do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, fez um planejamento estratégico em parceria com o Sebrae para a região, visando ao fortalecimento do Destino Brejo. Neste sentido, os empreendedores investiram em seus negócios, foram criados novos equipamentos turísticos, a exemplo do Eco Parque Angicos e Eco Sítio Flor de Mel, além de ampliação de leitos, com a pousada Diamante da Serra, em Areia”, avaliou.


Além disso, em Bananeiras foi realizada, através da Associação de Turismo (Abatur), a sinalização dos principais pontos turísticos da cidade. “O Sebrae é um parceiro incansável do desenvolvimento regional e está presente em todas as ações, apoiando os empreendedores e firmando parcerias, além de aportar recursos para consultorias e capacitações. Também apoiamos no nível de articulação institucional, levando ações focadas para empreendedores locais, a exemplo do ‘Workshop: O poder da gentileza em vendas’, no Arraial Junino que foi realizado em Duas Estradas”, acrescentou.


RuralTur será em Bananeiras – De 8 a 10 de setembro, o município de Bananeiras receberá a 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Rural do Brasil – RuralTur. O evento tem o objetivo de fomentar, promover e fortalecer o desenvolvimento do Turismo Rural, com visibilidade mundial ao empreendedorismo no campo. A feira teve início em 2005 no Sebrae Paraíba e passou a ser nacional e itinerante a partir de 2015. A gestora de turismo e economia criativa da instituição, Regina Amorim, contou sobre as expectativas para o evento que, neste ano, retomará o formato presencial.


“Esta é a maior e melhor feira de turismo rural do Brasil e que contribui para o desenvolvimento do turismo no espaço rural, sempre preservando a singularidade e a ruralidade, aspectos tão ricos no Brejo paraibano. O turismo é um vetor de promoção e desenvolvimento de novos produtos, experiências turísticas. A cidade de Bananeiras foi escolhida para sediar a RuralTur por todo seu potencial de turismo rural, cultural e de aventura. Neste sentido, temos, entre os apoiadores do evento, a prefeitura municipal e o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano”, afirmou a gestora, acrescentando que o papel do Sebrae é promover a competitividade entre os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo, a sustentabilidade, a inovação, a criatividade e as conexões em rede.


Sebrae 50+50 - Em 2022, o Sebrae faz 50 anos, depois de percorrer uma história que se confunde integralmente com a evolução dos pequenos negócios no Brasil durante meio século. Para celebrar a data, a instituição realiza a campanha 50+50, em comemoração aos 50 anos e preparação para os próximos 50, na busca de, cada vez mais, fazer o Sebrae que o Brasil precisa e de ser a força do empreendedor brasileiro. Para mais informações, acesse o site www.sebrae.com.br/50mais50.



(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas