Destaques

Aumento dos combustíveis é um dos fatores que mais pressionam os custos dos pequenos negócios

Atualizada em 23/03/2022 às 15:14
Por Redação

Alta do preço dos combustíveis sinaliza alerta para donos de pequenos negócios


Com a disparada nos preços dos combustíveis no Brasil – reflexo, entre outros fatores, da guerra entre Rússia e Ucrânia, que fez aumentar os preços do barril de petróleo no mercado internacional – os donos de pequenos negócios precisam se preparar para os impactos dessa situação. Os reajustes na gasolina, diesel e gás de cozinha, que variaram em média, entre 18% e 25%, já atingem em cheio o bolso do consumidor e do empresário, ambos já tão afetados pelas consequências da pandemia da Covid-19. 


De acordo com a 13ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada em parceria com a FGV, os gastos com combustíveis, junto a insumos e mercadorias, foram citados como os que mais impactam os negócios por 55% dos donos de pequenos negócios na Paraíba. Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, alguns segmentos acabam sofrendo mais os impactos deste aumento do que outros. 


“Repassar esses custos para os clientes dificultará ainda mais o processo de retomada dos pequenos negócios, que estão começando a se recuperar dos danos causados pela pandemia. Nesse momento, é importante recalcular seus preços de vendas, analisar mercado e o quanto esse mercado está disposto a pagar mais pelos seus produtos”, avaliou.


Além disso, é possível analisar para identificar quais outros elementos que representam custos para a empresa podem ser reduzidos para equilibrar as contas. “Talvez a curto prazo seja mais adequado reduzir a margem de lucro para não perder em vendas e, consequentemente, o cliente. Análise financeira e o cálculo correto dos seus preços de vendas é a dica para um melhor posicionamento diante dos aumentos constantes de matérias-primas e demais fatores produtivos”, frisou. (Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas