Destaques

Abril Verde: especialista fala sobre importância da saúde e segurança no trabalho

Atualizada em 25/04/2022 às 10:19
Por Redação

Nesta quinta-feira (28), é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica uma preocupação para dois fatores: mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e 260 milhões têm transtornos de ansiedade. A queda da produtividade por trabalhadores adoecidos gera um prejuízo estimado de US$1 trilhão por ano. Isso se agrava quando, mesmo antes da pandemia, em 2019, apenas 18% das empresas de grande e médio porte, pensavam ou executavam alguma iniciativa voltada para a saúde mental dos colaboradores. O psicólogo Thomé Xavier Peixoto Vasconcelos (CRP 13/5611), que atua em João Pessoa, ressalta a atenção sobre esses números. Segundo ele, é preciso que os trabalhadores estejam bem, tanto no aspecto físico, como também no psicológico e no social. 


O especialista lembra que, em todo o mês de abril, ocorre a campanha nacional de alerta para a saúde e segurança no trabalho, buscando chamar atenção da sociedade sobre os cuidados e prevenções de acidentes e doenças no ambiente corporativo. O psicólogo, que integra a equipe do centro médico da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep), fala que algumas ações podem ajudar as empresas na prevenção e nos cuidados com seus colaboradores. “Tão importante quanto as lesões por esforço repetitivo (LER), surdez, câncer de pele, etc; as doenças psicossociais, atribuídas à saúde mental, ganham destaque pelo elevado número de diagnósticos e pela falta de empresas que estimulam essa entre seus colaboradores, principalmente considerando os tempos de pandemia”, destacou. 


“Para o ser humano, é imprescindível saber lidar com os sentimentos positivos e negativos do dia dia, sabendo que este desequilíbrio pode interferir diretamente em seu rendimento pessoal e profissional. É importante que as empresas criem mais espaços de comunicação e vivência social para uma prática terapêutica e reflexiva a esta temática. Viabilizar um suporte profissional para identificar os sinais e sintomas latentes entre seus funcionários, faz com que a empresa estimule a cultura de saúde mental”, complementou.


Abril Verde

Em 2018, o Ministério da Economia oficializou o "Abril Verde" atribuindo ao Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho o fortalecimento da causa. Abril foi o mês escolhido, pois no dia 07 se comemora o Dia Mundial da Saúde e no dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a todos os países membros. Verde foi a cor escolhida por ser a cor que representa a Segurança do Trabalho.


Mais dicas para as empresas


- Viabilizar um acompanhamento psicológico para os funcionários; 

- Promover capacitações para os gestores que facilitem identificar os sinais e sintomas de esgotamento emocional; 

- Criar campanhas internas que estimulem a conscientização e viabilizem maior debate e reflexão dentro da empresa; 

- Proporcionar momentos de relaxamento e bem estar aos colaboradores; 

- Estimular a prática de exercícios laborais e atividades desportivas dentro do grupo empresarial; 

- Montar estratégias de reconhecimento ao colaborador por seu desempenho e eficiência.  


Positiva Comunicação

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas