Geral

Canais da nova parabólica digital ajudam na reta final de estudos para o Enem

Atualizada em 13/10/2023 às 16:40
Por Redação

Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro), chegamos à época do ano em que os estudantes focam na revisão de todo o conteúdo aprendido durante os três anos de Ensino Médio. Para trazer um novo estímulo para a memória e o processo aprendizagem, nesse período, abordagens criativas de conteúdos didáticos e atualidades podem ser bons aliados do vestibulando. 


O que muita gente não sabe é que a TV aberta disponibiliza diversos conteúdos educativos, de aulas com professores a programas específicos de História, Inglês e Biologia, por exemplo. Em rede nacional, emissoras como a TV Cultura, TV Brasil, TV Futura e Rede Vida Edu contam com programas de educação.


De segunda a sexta, a TV Cultura, por exemplo, exibe, às 5h30, o “Inglês com música”, que incentiva o aprendizado da língua inglesa de uma forma descontraída. Aos domingos, às 5h, o programa “Arte e Matemática” mostra as relações entre esses dois campos de saber. Há ainda o Telecurso do Ensino médio, de segunda à sexta, às 5h35, com teleaulas para jovens e adultos, englobando matérias como Ciência, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia. O canal é retransmitido via satélite por diversos canais públicos regionais.


Já a TV Brasil exibe aos domingos, às 19h30, o programa “Nossos Biomas”, que dedica cada episódio a um dos biomas brasileiros, apresentando detalhes da biodiversidade brasileira. A programação segue com o “Mata Viva”, às 20h, uma série-documental sobre a Mata Atlântica. Para quem quer aprender sobre o passado, a dica é o “Históricas de Ferrovias”, que conta a história mundial através dos trilhos.


Para a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Decisão, em João Pessoa, Rita Cardoso, mesmo em tempos da utilização da internet e seus recursos em larga escala, os programas educativos são de extrema importância para a preparação dos candidatos a uma vaga em cursos superiores através do Enem. A professora explica que, há alguns anos, programas como Telecurso 2º Grau e afins auxiliavam sobremaneira os alunos a se prepararem para provas tais como vestibulares, supletivo etc. “A grande vantagem desse modelo de aulas é a comodidade do aluno estar em casa e de ouvir uma outra abordagem didática e recursos diferentes também”, afirmou.


Todos esses canais podem ser sintonizados pelo sinal da antena parabólica, que passa por um processo de migração no Brasil, da banda C para a banda Ku, em função do início da operação de liberação da tecnologia 5G no país. Como o sinal da nova tecnologia superveloz funcionará na frequência atualmente ocupada pela parabólica convencional, haverá interferências na transmissão televisiva. Quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na recepção do sinal.


Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm uma parabólica antiga instalada e funcionando têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento da instalação é feito pela Siga Antenado, a Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel e responsável por apoiar a população durante a migração do sinal. Para verificar se tem direito à troca gratuita da parabólica, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.


Acessibilidade

A nova parabólica digital oferece melhor som e imagem, além de mais acessibilidade para pessoas com necessidades especiais não ficarem de fora desse universo de aprendizagem. O equipamento conta com ferramentas de auxílio exigidas por lei, como legendas, audiodescrição e botões do controle remoto em relevo.


Confira a lista de canais disponíveis na nova parabólica digital que contam com programas de conteúdo educativo:

TV Brasil – 44;

TV Futura – 4;

TV Cultura – 2;

TV Senado – 8;

TV Câmara – 3;

TV Justiça – 6;

Rede Vida Edu – 62.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas