Especial

Ideia Positiva prestigia “1° Festival de Queijos” de Soledade, que apoia empreendedores da região

Publicado em 17/09/2021 às 16:02
Por Redação

O “Ideia Positiva” esteve em Soledade, a 165 quilômetros de João Pessoa, para prestigiar e registrar o 1° Festival de Queijos do município. A iniciativa, que busca o reconhecimento e a valorização dos comerciantes e empreendedores locais, ocorre até este sábado (18). O foco principal é voltado aos pratos feitos com os mais diversos tipos de queijos, proporcionando uma variedade de iguarias, como por exemplo: o Berro Burguer, a tradicional pamonha com queijo coalho e até sushi com queijo de cabra.


Uma coletiva de imprensa foi realizada, com participação de vários jornalistas da Paraíba, ressaltando a importância do evento para a retomada econômica da cidade e a valorização dos empreendimentos familiares e pequenos negócios da região. Um dos comerciantes de Soledade, participantes do Festival, é seu Clodomiro Dantas de Oliveira, que trabalha há 22 anos na “Lanchonete do Miro”. Há 12 anos, ele criou o sanduíche de pamonha com queijo coalho, um dos carros-chefe do comércio local e destaque do cardápio do Festival de Queijo. “Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de estar divulgando o meu trabalho, num evento como esse e tenho certeza que mais pessoas poderão conhecer a nossa cidade e o nosso trabalho”, afirmou o comerciante.




Dona Sueli Martins de Araújo é outra empreendedora da cidade. Em 2014, se reuniu com um grupo de mulheres para empreender e produzir biscoitos artesanais. A base do produto foi a receita da avó de Sueli, que ao receber suporte do Sebrae estruturou melhor a iniciativa. Atualmente, o grupo conta com 20 mulheres que produzem biscoitos de vários sabores, inclusive de queijo. “Queremos nos fortalecer e produzir ainda mais”, declarou. 


De acordo com o prefeito de Soledade, Geraldo Ramos, o objetivo é fortalecer a economia local com outros eventos e ações voltadas à cultura do queijo e demais potencialidades da região. “Queremos fazer o produtor da cidade se reconhecer como empreendedor, buscando se formalizar, atraindo parcerias e se estruturando cada vez mais. Já temos o empreendedorismo como um dos pontos fortes da área urbana e queremos estender essa mesma força para a zona rural”, disse na coletiva de imprensa. 


Texto: Richelle Bezerra e Isabelle Vasconcelos. 

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas