Empreendedorismo

Empreendedorismo: mais de 44 mil novos registros de MEI foram abertos na PB em 2021

Publicado em 14/01/2022 às 14:57
Por Redação

Levantamento, realizado pelo Sebrae, também revela um crescimento de 33,4% em relação ao ano de 2020 


Seja por necessidade, oportunidade ou por satisfação pessoal, começar um novo negócio foi a alternativa encontrada por muitos paraibanos para o ano de 2021, marcado por diversos desafios econômicos e sociais. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, a partir de dados da Receita Federal, que revelou a abertura de 44.564 novos registros de microempreendedor individual (MEI) no estado entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.  


De acordo com os dados do levantamento, o número de novos registros de microempreendedor individual verificados em 2021 é 33,4% maior que o registrado durante o ano de 2020, quando foram abertos na Paraíba 33.410 novos MEIs. Já em relação às atividades econômicas, o levantamento realizado pelo Sebrae indica que, em 2021, o comércio varejista do vestuário e acessórios foi o segmento que mais registrou a abertura de novos MEIs no estado, com um incremento de 3.086 negócios.   


Em seguida, aparecem as atividades de cabeleireiro, manicure e pedicure, com 1.932 registros; promoção de vendas, que contabilizou 1.734 novos negócios; os minimercados, mercearias e armazéns, que registraram incremento de 1.664 novos MEIs; o comércio varejista de bebidas, com 1.570 registros; e o fornecimento de alimentos para consumo domiciliar, que passou a contar com 1.284 novos empreendedores.  


Além das atividades econômicas, o levantamento do Sebrae também revela que a cidade de João Pessoa liderou a abertura de microempreendedores individuais em 2021, com 16.317 novos registros. Já Campina Grande, no mesmo período, contabilizou a abertura de 6.304 novos negócios, seguida por Patos, que teve um incremento de 1.709 MEIs no ano passado. Em seguida, as cidades de Santa Rita e Bayeux contabilizaram, respectivamente, 1.694 e 1.270 novos negócios. Juntas, essas cinco cidades foram responsáveis por 61,2% dos registros de novos MEIs verificados na Paraíba em 2021. 


Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados traduzem a procura da população por novas oportunidades no mercado. “Em sua maioria, esses novos MEIs são empreendedores por necessidade, que tiveram que procurar alternativas individuais para sobrevivência nesse cenário de restrições provocadas pela pandemia do coronavírus”, pontuou.  


Ainda segundo Ivani Costa, a tendência é de que as atividades econômicas mais procuradas em 2021 continuem em alta em 2022. “84% da nossa economia é baseada nos setores de comércio e de serviços, com empreendedores que procuram alternativas de sobrevivência face ao desemprego. Com a retomada da economia em 2022, esses setores continuarão em ascensão, cenário que, em nossa avaliação, é um sinal positivo, à medida em que reduz a informalidade”, concluiu a gerente. (Com assessoria).


Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas