Geral

Pandemia: Setor turístico tem queda de mais de 50% na ocupação de Hotéis e Pousadas na PB

Atualizada em 28/03/2020 às 09:13
Por Josi

Presidente da ABIH-PB diz que setor hoteleiro começou a sentir os impactos no final da última semana, com o grande número de adiamentos e cancelamentos de reservas.

Com o aumento das notificações e confirmações dos casos do novo Coronavírus no Brasil e nos outros países, as recomendações das organizações internacionais e dos poderes públicos são de que as pessoas evitem sair de casa e passem a intensificar medidas constantes de higiene pessoal para tentar conter a disseminação da doença. Com isso, vários setores sofrem consequências, inclusive a economia. O ramo hoteleiro é um dos afetados.

Na Paraíba, o setor, que neste período do ano chega a ter mais de 50% de ocupação por toda a região litorânea, sofreu uma grande queda. Para a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Manuelina Hardman, esses impactos, causados pela Pandemia, começaram no final da última semana, e virtude do grande número de adiamentos e cancelamentos de reservas, principalmente para os meses de março e abril.

Manuelina Hardman, presidente da ABIH-PB

“Desde o início de Fevereiro que a ABIH-PB, em parceria com o Hotel Tambaú, fez uma reunião com os associados para explicar como devemos proceder e os métodos de segurança a serem administrados neste período”, disse.

Segundo Manuelina, todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde contra a COVID-19 estão sendo seguidas pela rede hoteleira, intensificando a higiene e todas as ações de prevenção necessárias.

“Estamos preocupados com a situação pela qual o mundo está passando e estamos apreensivos sobre as consequências para o nosso setor. A previsão de ocupação é muito baixa  para os próximos meses”, lamentou. "Em anos anteriores, nessa época do ano, a rede teve uma média de 52% de reservas e hospedagens. Agora, diante do cenário de Pandemia do novo Coronavírus, a previsão para abril é de 19%, maio 15% e junho 14%, até o momento".

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o momento é bem preocupante.

“O setor turístico foi bastante afetado. Bares, restaurantes, boates, pousadas, hotéis...”, frisou. Ela confirmou que eventos no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa, que estavam previstos para os próximos meses de abril e maio, foram todos adiados para o segundo semestre. E admitiu a redução da malha aérea. “O voo internacional, que sai de João Pessoa para a Argentina, por enquanto foi retirado pela Gol, por exemplo”.

Ruth Avelino, presidente da PBTur

Segundo Ruth, é importante que os empresários estejam muito atentos aos seus negócios e criem alternativas para minimizar os prejuízos. “Que todos cuidem bem de seus estabelecimentos e que a prestação de serviço possa ser feita com o mínimo de riscos, tanto financeiros como de saúde”, complementou.

Alteração de atendimento

A Empresa Paraibana de Turismo divulgou o fechamento, até o dia 18 de abril, de todos os postos de atendimento aos turistas gerenciados pela PBTur, seguindo a determinação do Governo do Estado. O objetivo é combater a disseminação do coronavírus no estado, evitando assim o atendimento presencial.

Um número de contato para os turistas foi disponibilizado: (83) 3214 - 8106.

Fotos: Manuelina Hardman: Polêmica PB / Ruth Avelino: Walla Santos / Hotel Tambaú: Divulgação

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas