Ideias Positivas

Os analistas de sistema que estão revolucionando o mercado de diaristas

Atualizada em 31/07/2021 às 09:44
Por Redação

Diogo Catão e Daniel Barros criaram um aplicativo que vem gerando renda para dezenas de pessoas


Carnaval de 2017. Os amigos Diogo e Daniel estavam em um momento de confraternização num restaurante de Recife, Pernambuco. Naquele dia, conversavam sobre um problema aparentemente pequeno, comum a qualquer dono de casa: a dificuldade encontrada na contratação de uma diarista para fazer uma limpeza residencial. “Como pode ser tão complicado algo que deveria ser bem simples?”, pensavam. Era o início de um negócio que, meses mais tarde, transformaria a vida dos dois analistas de sistemas.


Ainda na mesa do restaurante, Diogo e Daniel discutiram, informalmente, a possibilidade de criar um aplicativo que pudesse agilizar a contratação de diaristas. Eles já tinham desenvolvido plataformas desse tipo para outras finalidades. E a conversa, em plena folia de momo, serviu de inspiração para as pesquisas que influenciaram na criação do “Broomy”.


Diogo Catão e Daniel Barros


Broomy?


O nome do aplicativo é baseado numa analogia à palavra em inglês “broom”, que significa “vassoura” em português.

“Quando começamos a estudar o mercado percebemos que as diaristas também tinham uma grande dificuldade que era a falta de vitrine para mostrar seus serviços. Elas precisavam vender o trabalho e nós, como clientes, precisávamos contratá-las de maneira mais ágil e simples”, destacou Diogo.


O aplicativo funciona de maneira similar aos que já existem para quem trabalha como motorista. Um mapa indica o local exato onde será realizada a limpeza. “O usuário solicitante faz o pedido e as diaristas cadastradas podem aceitar ou não a solicitação, de acordo com a disponibilidade de dia e local, tudo de maneira prática e segura, já que os dados das cadastradas são ligados ao Google e cada uma passa por análise de documentos e antecedentes criminais”, disse Daniel Barros.


As inscrições das profissionais são gratuitas e feitas pelo site http://broomy.com.br/cadastro. Elas recebem de R$ 85 a R$ 95 por serviço, a depender da demanda.


Atualmente, o aplicativo que começou com três diaristas conhecidas dos idealizadores, quando estavam na fase de testes, possui mais de 500 profissionais cadastradas, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Fortaleza.


Uma das diaristas é a Lúcia, que mora em Recife e tem 47 anos de idade. Esforçada, conta que conseguiu pagar a formatura depois que complementou a renda com o “Broomy”. Veja abaixo o depoimento dela:



Os idealizadores do App nunca imaginaram que a ideia de criar um sistema que pudesse facilitar uma simples contratação de diária de limpeza pudesse proporcionar conquistas como a de Lúcia e a de tantas outras profissionais. “Atingimos nosso objetivo inicial e quando percebemos que também estamos facilitando a geração de renda para dezenas de pessoas, algumas até desempregadas, ficamos muito felizes”, disse Diogo.

A meta dos criadores do “Broomy” é expandir os negócios no Brasil e, quem sabe, chegar ao exterior. “Já tivemos convites para fazer isso, mas acreditamos que o empreendedorismo, mesmo sendo motivador, requer planejamento cuidadoso, que equilibre razão e emoção. Traçamos muitas metas e, aos poucos, vamos conquistando cada uma delas”, falou Daniel.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas