Destaques

Afrafep realiza cerimônia da 7ª edição do “Prêmio de Educação Fiscal”

Atualizada em 09/10/2023 às 16:15
Por Redação

A Escola Técnica Estadual de João Pessoa (ECIT), localizada no Bairro de Mangabeira, sediou a cerimônia de entrega do "Prêmio Afrafep de Educação Fiscal - Edição 2023", nesta segunda-feira (9). O evento, que contou com a presença de educadores, estudantes e autoridades da área fiscal, teve como propósito reconhecer e premiar iniciativas exemplares na promoção da educação fiscal no estado. Ao todo, foram agraciados cinco projetos divididos nas categorias “Escolas” (com dois destaques em nível nacional); e “Profissionais de Imprensa” (com direito a bicampeões).







A premiação é promovida pela Afrafep, em parceria com o Sindifisco-PB, Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz-PB). “É uma honraria de extrema relevância para os cidadãos e alunos da Paraíba, principalmente aos estudantes que estão na idade de formação. É importante que eles entendam o motivo pelo qual pagamos impostos, que é a forma mais justa de arrecadar dinheiro e prover o estado para prestar um melhor serviço para a sociedade”, declarou o secretário da fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, que também deu uma declaração sobre a importância do reconhecimento aos profissionais da imprensa em tempos de fake news. “A imprensa tem um trabalho fundamental na época em que vivemos! Publicar artigos verdadeiros e combater as ‘fake news’ é uma missão dos jornalistas que precisa ser gratificada e a ética jornalística precisa ser reconhecida seriamente. O papel da Afrafep é essencial para manter profissionais sérios e formar cidadãos”, reiterou o secretário.







Na categoria “Escolas”, foram entregues três prêmios aos representantes das entidades: Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, da cidade de João Pessoa; Escola Técnica Estadual de João Pessoa; Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior, da cidade de Campina Grande. Já as premiadas da categoria “Profissionais de Imprensa” foram: a jornalista Evellyn Lima, da Rádio Tabajara; e a jornalista Ana Beatriz Pereira Rocha, da TV Cabo Branco. A premiação também contava com outras duas categorias destinadas às "Instituições" e ao setor de "Tecnologia da Informação", mas os grupos não atingiram a pontuação mínima necessária.


“Particularmente eu estou muito feliz. Falar sobre educação fiscal é um tema muito importante e que deve ser, cada vez mais, debatido, apesar de nós acharmos um assunto muito complexo. De fato é, mas que está presente no nosso dia a dia. Eu elogio a Afrafep por valorizar o trabalho do profissional de imprensa que presta um serviço sério e relevante no contexto social”, disse a vencedora pelo segundo ano consecutivo, Evellyn Lima.


O projeto "A educação fiscal e sua importância na formação cidadã e tributária dos jovens: a utilização dos tributos como fator de distribuição de renda em nosso dia a dia e minimizador das desigualdades sociais" da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, coordenado pela professora Albaci Tavares da Silva; e o projeto da Escola Técnica Estadual de João Pessoa "Imposto LED: a função social e pedagógica do ICMS", coordenado pelo professor Manoel Messias da Silva, ambos ganhadores pelo segundo ano consecutivo, também foram selecionados para participar do "Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2023", promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).


“Sou professora da rede pública há 25 anos e é uma honra ser reconhecida com um projeto jovem e digital que foi um podcast semanal em que os alunos entrevistaram diversas pessoas que lidam diretamente com dinheiro público e, consequentemente, com os nossos impostos. As crianças tiveram a oportunidade de entrevistar médicos, vereadores e advogados”, explicou Albaci. “Em resumo, o nosso projeto provou que o ICMS não é um vilão, mas um aliado e coloca a sonegação onde ela tem que ficar, como a verdadeira vilã da sociedade. A gente foi às ruas, nos locais de comércios confirmar isso… E o resultado é que nem as pessoas entendiam o que era o ICMS direito. Conclusão: gravamos e informamos a população sobre o assunto, mostrando o que era este imposto e para o que ele servia.”, disse o professor Manoel Messias.


“Hoje, a Afrafep premiou as melhores iniciativas, dentre muitas. Tivemos excelentes projetos e vamos entrar em contato com as pessoas que não venceram para aprimorar os seus planos e concorrerem à edição de 2024, que está sendo lançada neste dia”, declarou a presidente da Entidade, Elaine Carvalho. “Para o próximo ano, manteremos os nossos parceiros: o Sindifisco-PB, a Lotep e a Sefaz-PB, através da Escola de Administração Tributária (Esat). Esperamos, para 2024, ter ainda mais parcerias”, finalizou a presidente.


Positiva Comunicação

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas